OS ONZE OLHOS episódio 5: o despertar de Kakeru

OS ONZE OLHOS episódio 5: o despertar de Kakeru
Miguel Carqueija

“Os onze olhos” é uma das séries em animação mais misteriosas que nós já vimos. Neste episódio 5, agora comentado, ainda não se explica porque um grupo de colegiais é periodicamente arrebatado para outro universo, o mundo da noite vermelha; o que é esse mundo; porque os “cavaleiros negros que aí habitam querem matá-los sem explicar porque, e os chamam de fragmentos”; finalmente, nem sabemos ainda os que são os onze olhos do título.
Todavia, o olho cego de Kakeru já mostra ter grande importância no caso. Pois um dos clichês desses desenhos de fantasia e terror é o personagem que guarda em si um poder que pode até ser devastador, e com ele é possível derrotar qualquer inimigo; mas o personagem ainda não consegue ativar esse poder ou sequer sabe que o possui. É no quinto episódio que finalmente o poder de Kakeru desperta, e surge em seu olho direito e cego, coberto por uma venda. Ao enfrentar o monstro “Ira” (um dos cavaleiros negros) Kakeru sente o poder em seu olho e retira a venda; seu globo ocular está amarelo e luminoso. Com o poder despertado o rapaz consegue, com sua espada, golpear mortalmente o adversário...


Resenha do capítulo 5 (Pelos amigos e pelo amanhã) do seriado de animação “Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.

Elenco de dublagem:
Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono
Yuka Minase..................................Mai Goto
Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi
Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto
Shiori Momono..............................Emiko Hagiwara
Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana
Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa
Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura
Takahisa Tajima..............................Showtaro Morikubo


“Se você estiver distraído e sem pensar, não terá chance de vencer.”
(Kusakabe Misuzu para Kakeru Satsuki)


Neste episódio junta-se ao grupo de moças e rapazes que enfrentam as ameaças da “noite vermelha”, a mudinha Tachibana Kukuri, que parece a falecida irmã de Kakeru Satsuki. Já o anti-social Takahisa tem o seu passado revelado pela enfermeira do colégio, que na verdade é sua mãe adotiva: encontrou-o como garoto de rua, roubando comida, e ofereceu-lhe afeição. Takahisa se recuperou, mas cresceu um rapaz meio atrevido e pouco dado a amizades profundas. Mesmo assim, com seu poder incendiário, é um dos trunfos contra os inimigos da outra dimensão.
Agora que Satsuki despertou com o poder do seu olho cego, resta a sua namorada Yuka, que por doce e inofensiva que pareça, também deve ter seu poder ainda não despertado. Veremos mais adiante.

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2019.


(Na imagem Kusakabe Misuzu e Kakeru Satsuki em plena noite vermelha)