OS ONZE OLHOS episódio 2: em outra dimensão

OS ONZE OLHOS episódio 2: em outra dimensão
Miguel Carqueija

O primeiro episódio desta estranha série termina quando Kakeru e Yuka vêem-se de novo na “noite vermelha” — na verdade outra dimensão de espaço-tempo — e são novamente acossados pelos misteriosos “cavaleiros negros”, seres de aparência não-humana, parecendo uns bonecos animados, e parecem prestes a ser por eles trucidados. Entretanto o aparecimento súbito de uma garota guerreira de longos cabelos vermelhos os salva, pois ela luta muito bem com espada e ainda lança fogo pela mão. Como ela mesma diz, é preciso ter poderes para sobreviver naquele mundo terrificante...


Resenha do capítulo 2 ( Garota no cristal ) do seriado de animação “Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.

Elenco de dublagem:
Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono
Yuka Minase..................................Mai Goto
Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi
Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto
Shion Momono..............................Emiko Hagiwara
Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana
Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa
Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura


“A noite vermelha. Ela aparece sem aviso — real, mas irreal — outro mundo em outro espaço-tempo.”
(narração)

“Quando eu morrer, fique do meu lado.”
(Yuka Minase para Kakeru Satsuki)


O aparecimento da garota guerreira, além de salvar a situação, começa a trazer esclarecimentos sobre o que está de fato acontecendo. A menina se identifica como Kusakabe Misuzu, estudante do 3° ano colegial, e que esclarece serem aquelas criaturas, “onis” ou espíritos das trevas. Segundo ela, aquele mundo, igual ao nosso por cópia mas sem os habitantes, foi criado por alguém com finalidade ignorada, e há pelo menos mais três pessoas do nosso mundo que vão lá parar. Misuzu viu ao longe duas garotas e um menino lutando contra os seres malignos. Seriam todas pessoas escolhidas por alguma finalidade, que sofrem os raptos e vão parar sem aviso no mundo da noite vermelha.
Dessa forma, também Kakeru e Yuka teriam poderes, mas ainda não despertados.
O que complica a situação é a descoberta de um cristal gigantesco numa praça, e dentro dele uma garota que, com voz fraca, pede que a libertem. Mas nada se consegue fazer, pois o trio retorna ao mundo normal.
Kusakabe Misuzu é uma maga taoista e suas explicações sobre os “onis” baseiam-se no ocultismo taoista.
Chama atenção a delicadeza no relacionamento entre Kakeru e Yuka, seu discreto mas muito afetuoso namoro.
Desta forma a série se adensa e ganha interesse, prendendo realmente a atenção, aliás como poucas séries em imagem real fariam. Mas, os japoneses nas últimas décadas vêm se mostrando mestres extraordinários na arte da animação.

Rio de Janeiro, 23/23 de dezembro de 2018.