Lupin versus Cagliostro

LUPIN VERSUS CAGLIOSTRO
Miguel Carqueija


Resenha da animação de longa-metragem “O castelo de Cagliostro” (Lupin sansei: Kariosutoro no shiro). Tokyo Movie Shinsha, Estúdio Gibli, TMS Entertainment, Ltd., Japão, 1979.


“Este é o buraco negro do mundo da falsificação. Quem viu nunca mais voltou.”
(Lupin)

“Como isto pode ser? A garota acredita no poder do feiticeiro do mal, ainda que ela não acredite no poder do ladrão!”
(Lupin)

“A verdade tem que ser dita!”
(Inspetor Zenigata)


Um dos personagens mais interessantes dos desenhos japoneses é Lupin III, neto de Arsène Lupin, o “ladrão de casaca” criado pelo romancista francês Maurice Leblanc (1864-1941). Lupin III, ou Lupin o Terceiro, é também um ladrão habilidoso e sarcástico, ainda que não tão elegante e sofisticado quanto seu avô.
Ele aparece em séries de tv e diversos filmes longos. Magro, meio desengonçado, debochado mas dotado de algumas boas qualidades, Lupin está sempre às voltas com alguns personagens fixos da série: Daisuke Jigen, sinistro pistoleiro cujo olhar é sempre encoberto pelo chapéu; Goemon Ishikawa XIII, samurai que porta uma espada perigosíssima; Fujiko Mine, mulher fatal que faz jogo duplo com Lupin III; e o irritadiço Inspetor Zenigata, da Interpol, cujo grande objetivo na vida é prender Lupin.
É verdade que o espadachim Goemon, figura importante em muitos episódios curtos de Lupin, aqui aparece muito apagado e a rigor nem precisava ter aparecido. Já o Inspetor Zenigata tem atuação até brilhante, ele que é uma espécie de Sargento Garcia com Lupin III representando o Zorro.
A trama gira em torno das “notas do bode” ou seja a fonte secular de falsificações monetárias que perturbaram a História e que Lupin sabe localizar-se no misterioso Ducado de Cagliostro. Ao chegar lá com Jigen, Lupin está interessado em libertar Clarisse, a princesa que, proveniente de um ramo da família Cagliostro, está sendo obrigada a casar com o perverso Conde Cagliostro. Aparentemente (embora isto não seja dito) descendente do enigmático Cagliostro do século XVIII.
A história fala sobre a prevaricação da ONU perante a prevaricação de um dos seus membros. Perseguindo Lupin, Zenigata descobre com ele as toneladas de dinheiro falso produzidas nos subterrâneos do castelo. Não conseguindo que sua denúncia seja aceita Zenigata aproveita-se do retorno de Lupin ao castelo e da presença da tv e, numa cena divertida, fingindo estar perseguindo o ladrão, simula espanto perante a descoberta da fábrica de dinheiro falso, que expõe ao mundo via tv.
Quanto a Lupin, sua temeridade é clássica. Ele escala prédios sem equipamento (a não ser uma trena que faz lembrar a bat-corda) e chega a ser baleado quase mortalmente. Não deixa de ser um ladrão mas o público torce por ele, já que seu oponente, Cagliostro, é muito pior como vilão perverso e desalmado.
Música: Yuji Ohno. Fotografia: Hirakata Takahashi. Direção de animação: Yasuo Ohtsuka. Direção: Hayao Miyazaki. Produção: Tetsuo Katayama. Roteiro: Hayao Miyazaki e Haruya Yamazaki.
Elenco de dublagem original:
Lupin III.............................Yasuo Yamada
Daisuke Jigen....................Kiyoshi Kobayashi
Fujiko Mine.......................Eiko Masuyama
Goemon............................Makio Inove
Inspetor Zenigata..............Goro Naya
Princesa Clarisse................Sumi Shimamoto
Conde Cagliostro...............Taro Ishida

Rio de Janeiro, 20 de junho a 3 de julho de 2018.