Estou encantada por  ‘’Fauda’’, uma série de televisão israelense, que pode ser vista pela Netflix. O conflito Israel-Palestina é o pano de fundo para esta super movimentada produção;  difícil não se interessar pela vida dos agentes infiltrados, agindo com seus familiares como pessoas comuns, e no instante seguinte tentando impedir militantes palestinos.  ‘’Fauda’’ significa caos em árabe, e este é o universo em que os personagens transitam,falando em hebraico e árabe, o que confere muito realismo às cenas. Tenso, dramático, cruel,  de uma angústia crescente que por vezes sufoca, tamanha intensidade.
O cenário é devastador,  é o cotidiano de uma guerra, com hábitos que todos já ouvimos falar, mas que não nos permitimos acreditar. Crianças sendo usadas na guerra, jovens sendo aliciados como suicidas, o fanatismo levado ao extremo, uniões forçadas, o abismo entre dois povos que desconhecem compaixão.

Algumas cenas são inesquecíveis, fortes o suficiente para que a gente se pergunte- até quando isto vai continuar acontecendo?- mas não há resposta. Provavelmente irá acontecer por muito tempo; está acontecendo neste momento, não há indícios de entendimento entre os dois lados.
Os personagens são interessantes, as histórias de vida tem um colorido típico, e ao mesmo tempo soam familiares. A vida dupla dos agentes tem um atrativo que mexe com o imaginário; são pessoas comuns interagindo com os seus familiares, mas que soltam o instinto quando reagem às ameaças no serviço secreto. E podem tudo nesta guerra, heróis e vilões se misturam, interagem, matam e morrem. Sobrevivem.

Fauda é incrível, me coloquei apenas como expectadora, tentando não julgar nenhum dos lados, afinal todos tem sua convicção.
Assim pude entrar em cada drama, sentindo a dor da jovem noiva que tem o casamento destruído durante a celebração, e que busca alívio de forma radical, mas que para ela significa a redenção.
Não há infância na violência, meninos e meninas só querem sobreviver. As  pessoas amam como todo o resto do mundo, mas o tempo é curto e tudo pode acabar no instante seguinte. Eles não sonham com um futuro, não fazem planos, vivem o presente.

Em síntese, ‘’Fauda’’ é um suspense produzido em Israel e ambientado na Cisjordânia, a história gira em torno de um agente secreto israelense que volta da aposentadoria para caçar um terrorista palestino.
Há uma campanha de boicote à série, por parte dos palestinos para tirar série israelense do ar, mas isto aumentou ainda mais a curiosidade. Duas temporadas estão disponíveis na Netflix.
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 10/07/2018
Reeditado em 10/07/2018
Código do texto: T6386235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.