INUYASHA episódio 18: o retorno de Sesshoumaru

INUYASHA episódio 18: o retorno de Sesshoumaru
Miguel Carqueija


Inicialmente eram apenas duas pessoas, Kagome e Inuyasha, que decidem se unir e juntar os pedaços da “Joia das Quatro Almas” que se espalharam pelo Japão. O pequeno kitsune (um youkai-raposa) Shippou e o houshi (monge) Miroku juntaram-se a eles, e a dupla virou quarteto. A jornada porém mal começou: ao trabalho de reunir os fragmentos junta-se o confronto com inimigos poderosos e implacáveis. Agora o grande vilão, o Naraku (abismo) entrou em contato com o meio-irmão de Inuyasha, o youkai Sesshoumaru, que perdera o braço esquerdo na batalha anterior. Naraku oferece-lhe um braço (obtido não se sabe como) que tinha implantado um fragmento da joia. Sendo um braço humano, poderia segurar a espada Tessaiga, ora em poder de Inuyasha, e que rejeitara Sesshoumaru. Naraku também fornece ao outro uma colmeia contendo os terríveis insetos venenosos “saimyoushou” que podiam neutralizar a kazaana (buraco do vento) da mão direita de Miroku.
É fértil a fantasia em “Inuyasha”. A Tessaiga, por exemplo, é uma espada mística que em seu estado comum é fina e de aparência quase desprezível, mas que pode se transformar numa gigantesca katana. O buraco de vento na mão de Miroku é uma arma terrível, que pode sugar os adversários e sumir com eles. Mesmo Jaken, o minúsculo e bicudo auxiliar de Sesshoumaru, porta um bastão com duas cabeças humanas capazes de lançar fogo. Coisas extraordinárias surgem a cada passo, nesse Japão feudal fantástico.


Resenha do episódio 18 — “Sesshoumaru e Naraku juntam forças” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Higurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita


“Nunca nos encontramos, mesmo assim vocês tinham uma armadilha esperando por mim. Como você explica isso?”
(Miroku para Jaken)

“Sesshoumaru! A próxima flecha srá em seu coração!”
(Kagome Higurashi)


A luta fratricida entre Inuyasha e Sesshoumaru recomeça, pois este último não se conformou em ficar sem a Tessaiga. A oferta do Naraku, o “vilão absoluto”, levou-o a voltar a procurar Inuyasha e tentar a vingança. O ataque de Sesshoumaru, que mesmo utilizando em geral a forma humana é um youkai completo, é violentíssimo e impiedoso, pois ele não se importa em matar o meio-irmão, a quem despreza por ser filho de uma mulher humana. A situação se complica porque Sesshoumaru consegue se apossar da Tessaiga e transformá-la, e Miroku, ainda que sugando o monstro negro que servia de transporte a Sesshoumaru, acaba tendo sua kazaana neutralizada pela penetração dos insetos venenosos (ao sugar esses insetos Miroku é por eles envenenado). Inuyasha, porém, não desiste facilmente e temporariamente detém o golpe da Tessaiga com a bainha da mesma, mas a situação fica preta quando Sesshoumaru consegue num golpe habilidoso atirar longe a bainha. Quando porém Inuyasha parece indefeso e prestes a ser morto pela katana, a sensacional intervenção de Kagome salva a situação, quando a sua flecha atinge a Tessaiga e a faz reverter à forma medíocre habitual. Mais uma vez o arrogante Sesshoumaru fica perplexo diante dos poderes de Kagome...

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2018