Harry Potter versus basilisco

HARRY POTTER VERSUS BASILISCO
Miguel Carqueija


Resenha do filme “Harry Potter e a câmara secreta” (Harry Potter and the chamber of secrets). Inglaterra, 2002, 161 minutos. Adaptação do romance de J.K.Rowling. Produção: David Heyman (Henday Films, Miracle Productions, 1492 Pictures, GmbH&Co. KG). Distribuição: Warner Bros. Pictures. Direção: Chris Columbus. Roteiro: Steve Kloves. Música: John Williams e William Ross.
Elenco:
Harry Potter...........................Daniel Radcliffe
Hermione Granger.................Emma Watson
Rony Weasley.........................Rupert Grint
Gilderoy Lockhart...................Kenneth Branagh
Rubeo Hagrid.........................Robbie Coltrane
Alvo Dumbledore...................Richard Harris
Lucio Malfoy..........................Jason Isaacs
Severo Snape.........................Alan Rickman
Válter (Vernon)Dursley.........Richard Griffiths
Petúnia Dursley.....................Fiona Shaw
Minerva McGonagall.............Maggie Smith
Draco Malfoy.........................Tom Felton
Ginny Weasley.........................Bonnie Wright
Tom Riddle.............................Christian Coulson
Aragogue (voz).......................Julian Glover
Doby (voz)..............................Toby Jones
Chapéu mágico (voz)..............Leslie Phillips
Cornelius Fudge......................Robert Hardy
Madame Irma Prince..............Sally Mortemore
Madame Pomfrey...................Gemma Jones
Professora Sprout...................Miriam Margolyes
Argus Filch...............................David Bradley
Percy Weasley..........................Chris Rankin
Fred Weasley............................James Phelps
Dudley Dursley..........................Harry Melling
Molly Weasley...........................Julie Walters
George Weasley.........................Oliver Phelps
Nick Quase-sem-cabeça.............John Cleese

“Não são as nossas habilidades que dizem o que realmente somos. São as nossas escolhas.”
(o Chapéu Mágico de Hogwarts)

O segundo episódio da saga de fantasia “Harry Potter” mostra o menino-bruxo preparando-se para um novo ano letivo em Hogwarts, mas as férias está passando com sua “família”: o tio Válter (Vernon no original), as tia Petúnia e o primo Duda (Dudley no original), que o detestam. O súbito aparecimento, porém, do “elfo doméstico” Dobby em seu quarto transtornam toda a vida do bruxinho. Aparentemente há uma terrível ameaça contra Harry em Hogwarts e Dobby (uma figura de computação gráfica), personagem hilário, faz todo o possível para dissuadi-lo de voltar, inclusive provocando um desastre na casa dos tios.
Esse é apenas o início das peripécias de Harry Potter nesta segunda aventura, que logo se encaminha por caminhos sinistros e nada hilariantes, como a intromissão de um passado incômodo (a tenebrosa história do bruxo Tom Riddle), o cerco das aranhas a Harry Potter e Ronny Weasley na Floresta Negra, e finalmente o combate contra a gigantesca serpente (o basilisco) nas entranhas do castelo de Hogwarts.
Harry, Ronny e Hermione Granger formam um trio inseparável, sempre unidos para descobrir a verdade e defender a justiça, mesmo quebrando regras. Recebem um apoio discreto do reitor, o velho Alvo Dumbledore, e do gigante Hagrid, nos bastidores. O bruxo Lucio Malfoy, arrogante e orgulhoso do seu “sangue puro”, e seu filho, o seboso estudante Draco Malfoy, estão entre os inimigos do trio. O verdadeiro e subjacente adversário, porém, continua sendo o misterioso Lord Voldemort, cujo nome quase todos evitam pronunciar, dizendo no lugar “o você-sabe-quem”.
É certo que o cinema inglês costuma ser bem melhor, mais denso e artístico que o norte-americano. Aqui nós vemos o capricho das trucagens, dos cenários, dos figurinos e o apuro na caracterização de personagens. O Professor Severo Snape, por exemplo, severo como o nome diz, é interpretado por Alan Rickman com uma verdadeira máscara de ator de filme de horror. Emma Watson, graciosa e de olhar esperto, é a intérprete ideal da cerebral bruxinha Hermione Granger — que por não ser filha de bruxos mas de “trouxas” (pessoas comuns), é chamada de “sangue ruim” pelo preconceituoso Draco Malfoy. Como um contraponto cômico, na verdade em participação especial, Kenneth Branagh interpreta o fanfarrão e impostor Professor Gilderoy Lockhart, que “ensina” defesa contra as artes das trevas e amarela quando o verdadeiro perigo aparece.
É interessante o diálogo entre Harry Potter (cujo intérprete Daniel Radcliffe é um excelente ator infanto-juvenil) e o chapéu falante que orienta os novos alunos a escolher suas escolas entre as quatro de Hogwarts. Como ele observa e Harry conclui, o que nos torna o que somos não são as nossas habilidades mas as nossas escolhas, pois estas é que revelam e moldam o caráter.

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2018.