ROD TV episódio 21: distopia

ROD TV episódio 21: distopia
Miguel Carqueija


Vendo-se isoladas após julgarem ter perdido todas as amigas, Anita King e Yomiko Readman se separam por causa da revolta da primeira, que culpa “The Paper” pelo desastre. Anita retorna a pé para Tóquio e até volta à escola, onde reencontra o professor e os colegas (inclusive sua grande amiga Hisa) mas isso é por pouco tempo, pois é procurada por Wendy que, implacável, lhe declara que deve aceitar o mundo que está sendo forjado e que suas memórias sejam apagadas, para que ela sirva a essa nova era de utopia, onde todos os conhecimentos serão centralizados. A própria escola irá acabar. Yomiko por sua vez, chamada pelo gato do livreiro Toto, descobre a passagem secreta para a pequena livraria clandestina que ele colocou num subterrâneo. Uma força extra-nacional está acabando com livrarias, bibliotecas, sebos e editoras. Uma grande idade das trevas está se abatendo sobre o mundo. Toto pede a The Paper que faça alguma coisa para reverter a situação. The Paper resolve lutar e, retornando ao apartamento de Sumiregawa Nenene, chora diante da fotografia que a mostra ao lado da amiga, num tempo de felicidade. Então chega Anita King, também aí se refugiando. Apesar da ojetiza que sente por The Paper, Anita entende que precisa lutar junto com ela...


Resenha do vigésimo-primeiro episódio (D.O.D. Dream or die, ou seja, “sonhe ou morra” – trocadilho com os dois títulos da franquia conforme a fase: Read or die (leia ou morra), ou Read or dream (leia ou sonhe) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki
Júnior...............................................................Mitsuki Saiga


“Todos os livros são roubados e as lojas fechadas.”
(Toto)

“A mesma coisa está acontecendo por todo o mundo com bibliotecas, livrarias, lojas de livros usados e editoras.”
(Toto)

“Eles estão tomando conta de nossos becos.”
(Toto)

“Eu não posso perdoá-la. Mas há outros que eu não perdôo mais ainda. Enquanto nós não derrotarmos essas pessoas, eu não ligo em fazer parceria com você novamente.”
(Anita King para The Paper)

“Não seja enganada, sua idiota! Ele é o cara mau!”
(Anita King para The Paper, apontando Joker a dedo)


“ROD” é um seriado exemplar, repleto de emoção e de mensagens. Nós seguimos com grande interesse as aventuras das heroínas que, levadas por sua integridade de caráter, vêem-se na contingência de enfrentar forças poderosas e esmagadoras. Agora a Terra está sob a ameaça de cair sob o império do projeto hediondo de Joker (que não obstante julga-se uma espécie de redentor da humanidade): a “Eternal Human Library” que controlará toda a informação passada aos povos. Afinal, diz Joker cinicamente, muitas crianças sequer abriram um livro. E a nova ordem mundial disponibilizará informação padronizada para todos. Joker ainda quer convencer The Paper a se render. Todavia Anita King não permite que The Paper fraqueje levada pela astuciosa dialética de Joker. Yomiko finalmente se decide a continuar a luta, iniciada com a destruição que as duas manipuladoras de papel fizeram na torre da Biblioteca Britânica construída no bairro das livrarias. Foi tudo abaixo e as duas pretendem continuar a luta, ainda mais agora que descobriram que as amigas e Drake Anderson não morreram.
“ROD” está chegando ao ponto crucial.

Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2018.