SAILOR MOON CLÁSSICA 42: marcas do passado

SAILOR MOON CLÁSSICA 42: marcas do passado
Miguel Carqueija


A primeira temporada da série “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon) aproxima-se de seu clímax. Por um lado as guerreiras estão no encalço do portal que possibilitou os ataques do Negaverso (Reino Escuro) em Tóquio; por outro lado surgiu no Sol uma mancha negra que prenuncia o ataque final do inimigo. Mas então alguém surge do passado para perturbar a existência de Aino Minako, a Sailor Vênus...


Resenha do episódio 42 – “O passado de Sailor Vênus: o trágico amor de Minako” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco original de dublagem:

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba, Endymion)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Artêmis.............................................................Yasuhiro Takato
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe
Metalia...................................................................Noriko Uemura


“Quando o Reino da Lua foi devastado uma mancha negra cobriu o Sol – o mesmo que está acontecendo agora.”
(Artêmis)

“A Minako é muito mais madura que todas nós.”
(Sailor Moon)

“Não podemos mudar o destino. Ele preferiu a Katherine e não a mim. Desejo a Armand toda a sorte do mundo. Tem que ser assim.”
(Sailor Vênus)


O episódio 42 mostra alguma coisa das origens da guerreira precursora, Aino Minako, a Sailor Vênus, que teve o seu próprio mangá e que começou a agir, guiada pelo gato guardião Artêmis, um ano antes do despertar de Sailor Moon. Vênus estivera morando algum tempo na Inglaterra, na pista de uma “yuma” ou maligna, que ela acabou destruindo. Lá porém ela comnheceu um jovem chamado Armand, por quem se apaixonou, e a inspetora policial Katherine, que se tornou sua grande amiga. Porém, na caçada a um criminoso, este atirou uma granada num local fechado, onde Vênus se encontrava. Machucada porém viva, ela flagrou sem ser vista Armand e Katherine em indubitável atitude amorosa. Quando seis meses depois, tendo retornado ao Japão e feito contato com as demais guerreiras, ela reencontra Katherine, revela a Sailor Moon ter-se retirado de cena, deixando que pensassem ter morrido.
É especialmente bela a cena em que Minako solta ao vento o seu retrato com Armand, deixando-o ser levado. “Desejo a ele toda a sorte do mundo. Tem que ser assim.” E o coração generoso de Sailor Vênus se conforma com a perda amorosa. A própria Sailor Moon admira a maturidade de sua amiga.

Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2018.