A versão Barbie do Quebra-Nozes

A VERSÃO BARBIE DO QUEBRA-NOZES
Miguel Carqueija


Resenha da animação de longa-metragem “Barbie em “O Quebra-Nozes” (Barbie in the Nutcracker); com base no conto de E.T.A. Hoffmann e no “ballet” “Nutcracker” de Tchaikovsky. Mattel Entertenment e Mairframe Entertenment, Estados Unidos, 2001. Roteiro: Linda Engelskepen, Hilary Hinkle e Rob Hudnut. Produção: Jesyca C. Durchin e JenniferTwiner Mc Carron. Coreografia: Peter Martins. Chefia de produção: Anne Pouducci, Ivy Ross, Dan Didio e Aseph Fipke. Produção executiva: Rob Hudnut e Ian Pearson. Direção: Owen Hurley. Música: Annie Roth. Execução: The London Symphony Orchestra.

Elenco de dublagem:
Barbie/Clara...................................Kelly Sheridan
O Quebra-Nozes.............................Kirby Morrow
Rei Rato..........................................Tim Curry
Pimm..............................................Peter Kelamis
Major Mirt......................................Christopher Guze
Capitão Doce..................................Iam James Corbett
Vovô Drosselamyer........................French Tickner
Elizabeth Drosselmayer..................Kathleen Barr
Tommy...........................................Alex Doduk


Barbie é, em si, uma personagem muito simpática, tendo na doçura e na lealdade as suas características principais. Nesta animação nós a vemos no conhecido conto de fadas onde o grande vilão é o Rei dos Ratos, que utiliza um terrível cetro de poder, capaz de transformar seres vivos em objetos e estátuas.
O Rei dos Ratos usurpou um reino à frente de um batalhão de ratos (caracteristicamente todos são machos). São bípedes e o Rei Rato é realmente assustador e perverso, mas o seu mais esperto (e bajulador) aliado é um melífluo morcego.
A jovem Clara (Barbie) adormecendo no sofá da sala após a festa organizada por seu avô desperta em meio a uma luta entre o Rei Rato e o Quebra-Nozes, um soldado-ferramenta, na verdade um príncipe enfeitiçado. Ao tentar intervir Carla é encolhida pelo cetro do vilão. Ela se alia ao Quebra-Nozes e o acompanha para o mundo de onde ele veio, onde as pessoas são minúsculas. A eles se juntam dois militares (um inglês e um hindu) numa jornada em que precisarão derrotar o Rei Rato e libertar o reino.
Com um pouco de romance e de humor embutidos, “Barbie em “O Quebra-Nozes” é um espetáculo gracioso e bem adequado às crianças.

Rio de Janeiro, 4 e 5 de janeiro de 2018.