ROD TV episódio 17: marcas do passado

ROD TV episódio 17: marcas do passado
Miguel Carqueija


Algo terrível está acontecendo no mundo alternativo onde se passa a ação de ROD. Um acordo secreto entre os governos da Inglaterra, Estados Unidos e China deu à Biblioteca Britânica um súbito poder sobre regiões de Paris, Seul, Hamburgo e o bairro livreiro de Jinbouchou em Tóquio. Como represália pela fuga de Yomiko Readman “The Paper” o maquiavélico Joker e sua fria e cruel assistente Wendy comandam com as forças da Biblioteca Britânica (agentes encapuzados e fortemente armados, dispondo de grandes veículos fechados) o confisco dos livros de todas as livrarias, sebos e bibliotecas do local, armando então com eles uma grande fogueira. Diante desse ato estarrecedor The Paper não se contém e corre até Wendy, diante da fogueira. “Contemple os seus pecados, “The Paper”, diz-lhe Wendy, recordando o que acontecera cinco anos atrás... o terrível dia em que Yomiko Readman rompeu com Joker e fugiu da Inglaterra levando consigo Nancy Makuhari e o Livro do Olho Clarividente...


Resenha do décimo-sétimo episódio (Doce lar) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki



“Você é mesmo Wendy-san?”
(Yomiko Readman “The Paper”)

“Foi ela quem causou o incêndio na Biblioteca Britânica?”
(Anita King)

“Aquela garota é uma grande idiota. Por mais que uma pessoa seja má, ela acredita nela e a perdoa. E é capaz de gostar dela. Você não sabe quantos problemas isto já me causou.”
(Drake Anderson)

“É por isso que fico pensando. Se foi ela quem destruiu a Biblioteca Britânica... então o que aconteceu lá para ela ficar tão brava?”
(Drake Anderson)

“Joker e Wendy, ambos, costumavam ser um de nós. O que aconteceu para que eles ficassem daquele jeito?”
(Drake Anderson)


De uma densidade impressionante este episódio onde tragédias do passado voltam à tona numa hora crucial para as quatro manipuladoras de papel e a escritora Sumiregawa Nenene, além de Nancy Makuhari cuja presença ainda está mal explicada. No entanto aos poucos o passado vai sendo revelado: Júnior, o garoto que atravessa paredes, é filho de Nancy, que também possui esta habilidade; Anita King, cujas lembranças de um passado nebuloso, quando ainda era uma criancinha, se resumem a chamas, livros e uma silhueta de roupa esvoaçante, enxerga a verdade sobre o passado de The Paper, como a verdadeira responsável pelo incêndio da Biblioteca Britânica. O comando Drake Anderson, que no passado trabalhara para Joker juntamente com The Paper, consegue salvar o sexteto com uma bomba de gás que distrai as forças da Biblioteca Britânica. Drake, que conhece Yomiko de longa data mas também não sabe a verdade sobre o incêndio, pois não estava por perto.
Seis mulheres e um homem fogem das garras de Joker e Wendy. Uma situação que começou a ser forjada cinco anos atrás, naquele terrível dia em que a base física da BB foi queimada e Yomiko fugiu. Tempos atrás Yomiko e Drake haviam atuado heroicamente na guerra contra os i-jins, ocasião em que Joker agira como um verdadeiro estrategista e ajudara a salvar a Terra de um terrível destino. E Wendy era apenas uma secretária ingênua e pressurosa de atender Joker e demais oficiais da BB... torcia por Yomiko... e tinha um semblante bondoso.
Como indaga Drake, o que teria acontecido para que Joker e Wendy se pervertessem daquele jeito? Como diz um ditado, o ótimo, quando se estraga, torna-se péssimo... Yomiko Readman, porém, é aquela que permaneceu boa. E agora é uma fugitiva das forças da opressão...

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2017.