Era uma vez na América

AVISO: CONTÉM SPOILER - CONTA CENAS DO FILME

EUA e Itália 1984, de Sérgio Leone, com Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Joe Pesci, Jennifer Connely. Música de Ennio Morricone.

É um filme que conta a história de Noodles (Robert De Niro) e um grupo de meninos de Nova Iorque que formam uma gangue e crescem juntos, sempre no crime. Seu melhor amigo é Max (James Wood). O filme começa com gangsters procurando por Noodles jovem, que teria delatado seus amigos e levado à morte deles. Ele consegue fugir dos bandidos, tenta pegar uma mala de dinheiro e vai embora.

Trinta e cinco anos depois, retorna à sua cidade e encontra seu amigo Joe no seu bar. Nesse começa a recordar sua história de garoto e de seus amigos, desde a formação da gangue até sua prisão, que conclui a primeira parte.

Uma ótima cena dessa metade é de Noodles espionando Deborah adolescente enquanto essa dança balé. O olhar apaixonado do garoto é o das primeiras paixões, e quando a vê nua, cai do seu esconderijo, retrato fiel do impacto num homem de ver a primeira mulher pelada.

Na segunda parte, conta a história deles adultos e dos eventos que levaram à morte dos amigos. Em resumo, Max tornou-se muito ambicioso e queria assaltar o Tesouro, o que seria morte certa. Para evitar que o crime ocorra, Noodles os denuncia antes de um golpe menor para que sejam presos ao invés de mortos. Mas tudo dá errado e eles morrem.

Chama atenção as histórias de todos eles, nascidos na marginalidade, dela nunca saem. Até a menina Peggy, que cedo se prostitui, não deixa o crime nem quando eles ganham muito dinheiro com um bar na lei seca.

Outra cena que não esquecerei é a do encontro romântico de Noodles e Deborah adultos num restaurante. Ela diz que o ama, mas que se ficasse com ele nunca poderia ser atriz e que é isso que ela quer. No carro, voltando do encontro, beijam-se, e Noodles perde o controle e a estupra. Como alguém pode estuprar uma mulher que ama?

No final do filme, volta a Noodles velho. Ele recebe dinheiro para um próximo golpe, sem saber de quem. Ele é convidado por um secretário de governo que não conhece para uma festa.

Antes de decidir se vai, se encontra com Deborah, então atriz de sucesso, e descobre que ela se casou com o tal secretário, que patrocinou sua carreira. Mais, descobre que ela tem um filho dele Noodles, resultado do estupro. Ela tenta convencê-lo a não ir na festa, na verdade de seu marido.

Noodles vai e, chegando lá, na verdade o anfitrião é Max, que escapou da morte, no crime de muitos anos atrás. Ele se apossou do dinheiro dos três e de Deborah, enriqueceu, mas continuou criminoso e está jurado de morte por um golpe. Pede que Noodles o mate, esse recusa-se e vai embora. Ficamos sem saber se Max escapou, embora tudo sugira que não. O que aconteceria com Noodles e Deborah? Tudo fica sem resposta, à interpretação do espectador.

A cena final volta no tempo, mostra Noodles novo, cheirando opio num bar chinês onde se escondeu no dia da morte dos amigos. Após cheirar, Noodles sorri misteriosamente. Será que sabia que Max tinha escapado? Ou achou que fosse escapar com todo dinheiro dos colegas?

Um bom filme, boas atuações de De Niro e James Woods, gostei muito também de Jennifer Connely, muito bonita e jovem. A música é muito linda. Não me tocou particularmente, é duro e muito mundo cão e  violento. Porém, valeu muito assistir. Precisarei ver outras vezes para pegar detalhes.
Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 16/12/2017
Reeditado em 06/01/2020
Código do texto: T6200624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.