SAILOR MOON CLÁSSICA 38: armadilha na neve

SAILOR MOON CLÁSSICA 38: armadilha na neve
Miguel Carqueija



No reduto misterioso do Reino Escuro planejam os dois comandantes restantes, mas que se detestam: Malachite e Endymion. O primeiro elabora um novo plano para descobrir quem é a Sailor Moon, este agora o objetivo do grupo maligno: identificar a Princesa da Lua e tomar-lhe o cristal de prata. Roubar a energia das pessoas passou a segundo plano. Enquanto isso Usagi Tsukino (Sailor Moon) ingenuamente resolve participar do concurso Princesa da Lua, uma competição de esqui nas montanhas, já que ela agora assumiu que é de fato uma princesa (no folclore japonês existe uma princesa lunar conhecida como Kaguya). Toda a equipe, menos os gatos, se dirige ao local do concurso, sem saber que Malachite e Endymion estão de olho, esperando que Sailor Moon se revele...


Resenha do episódio 38 – “A neve, as montanhas e a nossa amizade” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe
Artêmis..........................................Kappei Yamaguchi

“Eu sempre ouço quando estou triste e isso me faz sentir melhor.”
(Sailor Moon, referindo-se à caixinha de música deixada por Tuxedo Mask)

“Escute aqui, Serena, se você não fizer o possível para recuperar o Mamoru irá se arrepender para o resto da vida, ou não me chamo Rei.”
(Sailor Marte)

“Espere aí, Tuxedo Mask. Por acaso já esqueceu que uma vez você e nós lutamos juntos? Esta é a Sailor Moon, a quem você amou mais que a ninguém!”
(Sailor Marte)


A presença de Yuuichirou, empregado do avô de Rei no templo xintoísta, traz alguma comicidade à história, mas nada se compara ao pavor de Usagi (Serena) quando ela perde o controle na sua descida de esqui, completamente esquecida de ser a heroína Sailor Moon. A espontaneidade e inocência de Usagi é que fazem o charme dessa heroína sui-generis. Entretanto, a yuma ou maligna que possuiu o corpo da apresentadora do concurso, Linda, preparou uma armadilha para encurralar as duas guerreiras (Moon e Marte) numa barreira de gelo. Porém, cenas de enternecimento suavizarão o drama: Usagi pega a caixa de música que Mamoru (Tuxedo Mask) lhe deu, para lembrar-se dele; Rei, agora mais amiga de Usagi, confessa que não se interessa mais por Mamoru, de quem fôra namorada antes que ele e Usagi descobrissem mutuamente suas identidades de Tuxedo Mask e Sailor Moon. E quando Mamoru (agora conhecido como Endymion) surge e tenta matar as duas como sua flor-projétil (agora uma rosa negra e não mais vermelha) é Hino Rei quem tenta fazê-lo lembrar de seu amor por Sailor Moon. A lavagem cerebral que Mamoru sofreu no Reino Escuro ainda esbarra com a resistência de seu ego: mesmo opondo-se às guerreiras ele ainda atrapalha a yuma quando esta tenta matá-las. Por fim, depois que Sailor Moon exorciza a maligna, libertando Linda da possessão diabólica, Mamoru retira-se, sem ânimo para prosseguir na luta. Sailor Moon vê reforçar em si a esperança de resgatar seu amado do domínio do mal.
Este é mais um episódio que desenvolve as sutilezas das heroínas.

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2017.