ROD TV episódio 14: o relatório de Wendy

ROD TV episódio 14: o relatório de Wendy
Miguel Carqueija


Este é um episódio de retrospectiva que remonta a fatos bem anteriores aos narrados nesta série de tv. Após a monumental derrota da organização chinesa Dokuseisha pela ação conjunta, mas independente e paralela, das três manipuladoras de papel Maggie, Michelle e Anita, para resgatarem a escritora Sumiregawa Nenene, e por outro lado a ardilosa penetração de Joker e Wendy, representando a Biblioteca Britânica numa astuciosa negociação com a agência chinesa, Wendy Earheart, a fiel e apaixonada secretária de Joker e oponente das heroínas, faz o seu relatório contando a história de Gentleman e dos fatos que levaram à atual situação.


Resenha do décimo-quarto episódio (A floresta de folhas de papel) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe



O conhecimento e a memória de Gentleman eram necessários para a reconstrução da Grã-Bretanha.”
(Wendy Earheart)

“Agora que nossos planos evoluíram para um novo estágio que tal encontrarmos aquela garota? Aqueles óculos?”
(Joker)


Para entender a complexa trama de “ROD” é preciso frisar que se trata de um universo muito mais amplo que todo o material filmado, pois originalmente é uma série de romances de Hideyuki Kurama que talvez jamais venham a ser editados no Brasil. Podemos resumir (e muito do que falarei é explicado no relatório de Wendy) esclarecendo, primeiramente, que se trata de uma História Alternativa, ela se passa no nosso mundo mas não é exatamente o nosso mundo; a História correu diferente. Omitindo qualquer referência à realeza Wendy relata que a moderna Inglaterra foi fundada por Mr. Gentleman, um homem assombroso que viveu muito mais que um ser humano normal poderia, e durante algum tempo, a partir da metade do século XX, foi mantido vivo artificialmente, mas afinal mesmo isto não foi mais possível. Foi pensada a solução de transferir a mente de Gentleman para um novo corpo e para isso coletaram-se em cabelos encontrados em livros (sic) os DNA’s de pessoas célebres e especiais, pois corpos humanos normais não suportariam a carga de conhecimentos do avatar. Porém no ano 2000 o “Escritório de Preservação de Genes Dominantes” foi atacado e destruído, metade do seu material roubado, o que levou o plano inicial à inviabilidade. Um ano depois deu-se o terrível “incidente i-jin” (chamavam i-jins as pessoas de habilidades especiais, gênios como Beethoven) onde os referidos i-jins surgiram em várias partes do mundo com habilidades maiores que as originais e buscaram dominar a humanidade, ou melhor, exterminá-la. Como refere Wendy, as forças especiais da Biblioteca Britânica debelaram a ameaça – fato narrado nos três especiais ou ova’s de ROD, que já resenhei, e onde se destacaram Youmiko Readman “The Paper” e Drake Anderson como agentes da Biblioteca Britânica. Mas restava uma questão: quem roubara os DNA’s, quem criara os clones dos i-jins? Quem fizera isso aparentemente perdera o controle dos mesmos. As investigações apontaram para a Dokuseisha, o grande inimigo da Biblioteca Britânica.
O plano alternativo da BB era de recriar o então já morto Gentleman pela implantação de suas características (memória, inteligência etc) em livros místicos ou de tecnomagia, os Livros Adormecidos, criados pelo cientista Jiggy Stardust; com o espírito de Gentleman implantado nesses livros indestrutíveis seria questão de tempo obter um corpo apropriado para recebê-lo de volta por uma transferência tecnomágica.
Mas tudo isso foi por água abaixo com o incêndio da Biblioteca Britânica considerado por Wendy um ataque terrorista. Os livros desapareceram e sem Gentleman a Grã-Bretanha perdeu seu poder e foi rebaixada no concerto das nações. Por isso espertamente Mister Carpenter (Joker) desenvolveu um engenhoso plano para ganhar tempo e recuperar o prestígio britânico oferecendo à Dokuseisha o único livro que restara em troca da recuperação de privilégios. Mas estando presente num dos andares do prédio da Dokuseisha em Hong Kong quando começou a batalha das três manipuladoras, ele rapidamente mudou o plano e com a ajuda de Wendy e Júnior e aproveitando a confusão reinante, apossou-se de todos os livros e foi embora em seu helicóptero, e de passagem fez explodir o prédio por controle remoto.
Agora delineia-se a nova situação: Joker pretende localizar a desaparecida Youmiko Readman e buscar o último Livro Adormecido, que se encontra com ela...
Detalhe curioso: fala-se na existência de um desenho de ROD anterior a este seriado e aos três especiais, e que contaria a história de como Readman e Nenene se conheceram. Neste episódio 14, além de trechos de episódios anteriores e dos OVA’s, aparecem alguns segundos de imagens anteriores de Youmiko Readman mais jovem. Serão do misterioso primeiro filme de ROD?

Rio de Janeiro, 3 de novembro de 2017.