BIOGRAFIA DE HOWARD CARTER EM DVD

BIOGRAFIA DE HOWARD CARTER EM DVD
Miguel Carqueija




Resenha do documentário “A tumba de Tutancâmon: a grande descoberta de Howard Carter” (“Howard Carter – triunph and treasure”) da série “The History Channel”, “Egitomania – o fascinante mundo do antigo Egito”, volume 1, 1998, A&E Television Networks. Sem indicação do país de origem. Edição brasileira em DVD: Editora Planeta De Agostini do Brasil, 2006 (Alphaville Barueri-SP).

Muito interessante este documentário que, embora se concentre na emocionante descoberta do sarcófago de Tutancâmon no Vale dos Reis em 1922, conta toda a história do arqueólogo inglês Howard Carter (1874-1939) e alguma coisa sobre o seu sócio Lord Carnavon.
Segundo o documentário Carter começou a trabalhar com Egiptologia com apenas 17 anos, na equipe do célebre arqueólogo Petrie. Tendo um gênio ao que parece difícil, mas dotado de senso de justiça, Carter enfrentou em sua carreira muitos aborrecimentos, inclusive com as autoridades egípcias. Finalmente ganhou um aliado de pêso na pessoa de Carnavon, o conde britânico que possuía recursos para conduzir longas escavações. Assim foi possível localizar o túmulo do esquecido Faraó Tutancâmon (ou Tutankamen ou outras grafias possíveis), onde se encontrava uma fabulosa quantidade de ouro, inclusive na máscara mortuária. Hoje conhecido como o rei-menino, Tutancâmon morreu, ao que se sabe, com apenas 18 anos, de causa desconhecida.
Apresentando em grande parte apenas fotos, na falta de filmes da época, esta produção fala um pouco da suposta maldição, uma história que surgiu com a morte de Lord Carnavon por causa improvável: a picada de um mosquito. Esta morte ocorreu em 5 de abril de 1923, conta-se que o cão de Carnavon morreu no mesmo dia, a distância de três mil quilômetros. E assim começou a lenda.
O documentário traz depoimentos de pessoas ligadas aos estudos arqueológicos: Emily Tecter, Ph.D (Universidade de Chicago), Donald P. Rizan, PH.D. (arqueólogo), Josef Weenn, Ph.D. (Universidade de Filadélfia) e Harry James, biógrafo de Howard Carter.

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2017.