ROD TV episódio 12: a batalha contra a Dokuseisha, parte 1
Miguel Carqueija



O episódio anterior foi essencialmente sentimental. As três irmãs detetives manipuladoras de papel, Michelle, Maggie e Anita, foram surpreendidas pela notícia dada por Li, o editor de Sumiregawa Nenene. Esta deve ir a Hong Kong por causa da próxima estréia de um filme baseado num livro seu. As três guarda-costas da escritora devem acompanhá-la... mas ficar lá, pois são de Hong Kong e seu serviço terminou.
Anita King, triste, comunica a novidade na escola e os colegas e o professor resolvem oferecer-lhe uma festa de despedida. Sobretudo é comovente a despedida da colega e grande amiga Hisa, mas afinal a viagem é feita e quando as quatro mulheres se reúnem no apartamento das irmãs, uma surpresa brutal as alcança: o local é invadido por um comando armado e com vestes isolantes que protegem contra ataques de papel, e junto com os invasores surge Li com seu cigarro, avisando que a Dokuseisha (organização chinesa secreta que busca dominar o mundo) quer Nenene para que esta escreva um livro.
Afinal, durante mais de quatro anos, Li incentivara a depressiva Nenene a voltar a escrever, tudo isso visando no fim utilizá-la arbitrariamente. Nenene voltara a escrever há pouco tempo, motivada pela presença das três amigas, que de nada sabiam dos planos da Dokuseisha, embora por diversas vezes tivessem trabalhado para a organização, na busca dos livros secretos e perdidos da Biblioteca Britânica.
Sumiregawa Nenene é levada, diante da perplexidade das irmãs.

 

Resenha do décimo-segundo episódio (O crepúsculo do papel, parte 1) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).


Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda Wendy..............................................................Mika Sakenobe

“Custe o que custar, nós salvaremos a Sensei.” (Michelle Cheung)

“Somos as irmãs-detetives manipuladoras de papel. Vamos resgatar a Nenene-sensei.”
Michelle Cheung)

“Se escondendo desse jeito. Nem parecem homens!”
(Anita King)


Resolvidas a arriscar tudo — apesar das ameaças recebidas — Michelle, Maggie e Anita, indiferentes à mala de dinheiro deixada por Li como pagamento pelos serviços prestados, dirigem-se à misteriosa sede da Dokuseisha, um altíssimo prédio em Hong Kong mas cujos andares superiores são secretos. Ao mesmo tempo o caviloso Joker (vide figura) com sua perigosa assistente Wendy chegam de helicoptero na organização pois o diretor da Biblioteca Britânica negociou um acordo com a Dokuseisha, levando um dos nove livros (recentemente recuperado, pois todos eles se dispersaram quando do incêndio da biblioteca, cinco anos atrás) para juntar aos sete que já se encontram com a organização chinesa, faltando pois somente um, que pretendem recriar por meio de Nenene e da lavagem cerebral programada para ela. Mas os planos de Mr. Carpenter, o sagaz Joker, são bem outros. Sob o manto de entragar um livro o que ele pretende é pegar os outros sete e também o que está supostamente disponibilizando para a Dokuseisha. Aliás esses livros do poder não podem ser abertos por faltar ainda suas chaves. Joker levou seu agente especial, o i-jing Júnior, garoto que atravessa paredes, de modo que várias coisas acontecem simultaneamente no gigantesco prédio. Enquanto a escritora resite ás drogas e aparelhos utilizados na lavagem cerebral, impedindo a manipulação de seu cérebro, Michelle, Maggie e Anita, fazendo uso máximo de seus poderes com papel, travam tremenda batalha com a tecnologia da Dokuseisha. As cenas são espetaculares e enfatizam o senso de justiça e a coragem das três mulheres, sendo que Anita é uma adolescente. Da parte da Dokuseisha lá se encontram o conhecido agente Kim e o terrível Sunny Wang, o mais poderoso manipulador de papel do mundo. Este vai ao encontro das três irmãs, que diante dele reconhecem um adversário extremamente difícil. A batalha continuará no capítulo seguinte. Com certeza, estes dois episódios sequenciais são antológicos. Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2017.