EUNGYO
(A Musa – Coréia do Sul – 2012)

Nair Lúcia de Britto
 

Quase não assisti a esse filme, pensando tratar-se de mais um desses filmes eróticos, sem conteúdo algum. Enganei-me.
Eungyo é um filme belíssimo, com lindas fotografias, uma história envolvente e faz uma consideração psicológica sobre o perfil de um idoso.

A trama foi baseou-se num livro do mesmo nome, de autoria do célebre escritor coreano: Parque Bum Shin. Recebeu vários prêmios, entre eles, Grand Bell Award, pelo Best New Actress. E Kim Go- Eum recebeu o prêmio de melhor jovem atriz.

A obra faz um interessante paralelo entre a juventude e a velhice: “A velhice não é um castigo pelos erros cometidos, nem tampouco a juventude é um prêmio pelos acertos”.  
Interiormente,  o jovem pela pouca experiência de vida tem muito o que aprender e a evoluir como ser humano. O idoso teve a chance de aprender com uma experiência de vida mais vasta e de se tornar uma pessoa melhor e mais perspicaz. O corpo muda, mas os sentimentos e desejos continuam os mesmos. 
A história do filme é de um poeta idoso, muito respeitado dentro da Literatura; e que mora sozinho. Quem o ajuda nos afazeres domésticos é um ex-aluno, estudante de Engenharia.

É através deste estudante que o poeta vem a conhecer  uma outra estudante: uma bela moça pela qual ele se apaixona. A adolescente, por sua vez, afeiçoa-se ao poeta e o admira.

O poeta age racional e respeitosamente diante da sua amada que sabe ser um amor inatingível.  Mas, interiormente,  a transforma em sua musa inspiradora para escrever um belo livro.


As estrelas, no céu, tem um significado diferente para o poeta, e só outro poeta pode entender.

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 09/09/2016
Reeditado em 09/09/2016
Código do texto: T5755727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.