Sailor Moon Crystal 17: o rapto de Júpiter

SAILOR MOON CRYSTAL 17: O RAPTO DE JÚPITER
Miguel Carqueija


Em meio à angústia causada pelo desaparecimento de Marte e Mercúrio, sequestradas pelo Clã da Lua Negra, Makoto Kino, a Sailor Júpiter, encontra um momento de doçura quando Asanuma Motoki a acompanha até seu apartamento, preocupado com ela; a menina sentia-se mal devido a um misterioso resfriado, e com o tempo instável que fazia, ao ser tocada emite faíscas elétricas. Motoki, da loja de jogos eletrônicos, escutara conversas estranhas entre Minako e Usagi, e chegara a ouvir, escondido, a gata Luna falando. Ele consegue saber a verdade de Makoto. A cena é singela, pois Makoto é uma dona de casa prendada, apesar de sua adolescência, e serve um chá de rosas a Motoki. “Não posso mentir diante de olhos assim”, diz ela, reconhecendo as boas intenções de Motoki. E assim um personagem “normal” é introduzido no segredo das sailors.


Resenha do apisódio 17 - “Segredo - Júpiter” do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” (Japão, Toei Animation, 2014/2015/2016). Criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi.



“As lágrimas escorrem pelo meu rosto.”
(canção-tema)

“Infiltraram-se em nossas vidas sem que percebêssemos.”
(Sailor Vênus)

“A Lua Negra está procurando a Chibiusa.”
(Sailor Moon)

“Somos humanas normais. O que nos distingue é o destino de batalha que devemos suportar.”
(Sailor Júpiter)

Este episódio 17 é de certo modo previsível, pois após os sequestros de Rei e Ami (Marte e Mercúrio) era de esperar que houvesse um novo atentado desse tipo, e desta vez é Makoto quem cai na cilada, montada por Petz, uma das quatro irmãs que auxiliam Rubeus. Enfraquecida pelo resfriado (inoculado não se sabe como pela Petz) Makoto (a Sailor Júpiter) consegue destruir com seu poder do raio os droids enviados contra ela, mas não consegue deter o raio tração de Petz, sendo capturada. É verdade que os sequestros estão saindo caros ao Clã da Lua Negra, pois depois de Koan e Berthier, agora é Petz que perde a vida quando Sailor Moon tenta defender sua companheira, levada numa cápsula de estase. Porém Demond, Rubeus e Wiseman estão pouco ligando para as sucessivas perdas das Irmãs Espectrais (agora só resta uma), interessados em estudar as sailors mantidas em estase e as suas aptidões. Para Wiseman, elas possuem privilégios semelhantes aos da Princesa, podendo manter uma permanente juventude e atravessar os séculos.
A armadilha para Sailor Moon está se completando, pois a Princesa da Lua Branca terá afinal de se deslocar até a Lua Negra para resgatar as suas amigas e esta é a deixa que Demond (ou Diamond em outras versões: o Príncipe Diamante) espera para destruir o cristal de prata.
A tristeza de Sailor Moon é cada vez maior, mas ela não desistirá das suas amigas. Um dos pontos mais significativos desta saga é o valor que ela dá à amizade e à lealdade. Embora se diga que nos “Cavaleiros do Zodíaco” existem esses valores entre os protagonistas, em Sailor Moon há tudo isso sem a brutalidade estúpida daquele seriado famoso. Não há nada de brutal em Sailor Moon, apesar de seus poderes; tudo nela é sensibilidade.

Rio de Janeiro, 31 de julho de 2016.





imagem da série dos anos 90: cena em que Naru revela saber que Usagi é Sailor Moon