O Morro dos Ventos Uivantes
(Whutering Heights)
Uma das principais obras do livro da escritora Britânica Emily Brontë (1918 a 1948) ou a única de que se tem registro. Mas o suficiente para mudar a história dos grandes amores ou para enfatizá-lo ainda mais. O Livro de Emily conta a história trágica de Catherine e Heathcliff lançada um ano antes de sua morte. O que faz com que a história pese ainda mais ou abrilhante o conto. A HISTÓRIA
Após a chegada de um viajante que fugindo de uma tempestade durante a noite vindo se hospedar na propriedade Thrushcross ( Granja da Cruz dos Tordos) em Gimmerton Inglaterra. Ellen Dean a governanta da mansão começa a relatar a história qual foi testemunha ocular toda contada em flashback que se passou há muitos anos.
Conta ela que na volta de uma viagem possívelmente de negócios O Patriarca de uma família quase falida chamado Earnshaw encontra um menino (acredita ele abandonado), todo sujo sozinho e com fome. Leva-o para casa e o adota despertando a ira de seu filho Hindley que não quer perder o afeto para outro garoto. Hindley é irmão de Catherine que ao contrário do irmão cria laços afetivos com Heathcliff que com o passar do tempo se revela muito mais que irmãos adotivos. Os outros membros da família também não o vêem como pertencente a família. Mas respeitam a decisão e o amor de Earnshaw pelo garoto. O tempo passa Heath agora é um rapaz porém nunca deixou o apego por Cathy e que desde a infância tinha nas colinas um lugar de que gostavam de estar. Colinas esta conhecida como O Morro dos Ventos Uivantes, por conta dos ventos fortes que
entre um morro ou outro assobiavam.
Mas depois da morte de Earnshaw e sua esposa, Heathcliff passa ser somente um empregado por determinação de Hindley e sofrendo humilhações. Muitas vezes Cathy corria para defende-lo mas era inútil. Tanto que seu irmão colocou-o para dormir e morar no celeiro. Hearthcliff era agora somente um empregado da fazenda que voltava viver sujo e com roupas esfarrapadas Mas tinha em Cathy motivos para agüentar as humilhações. Herthcliff era apaixonado por Catharine assim como ela por ele mas faltava mais do que simples sentimentos para acontecer uma união.
Certo dia num passeio Cathy e Heath invadem uma mansão onde acontecia uma festa sem perceberem, são atacados por cachorros e Cathy é mordida. O anfitrião e dono da manção era Edgar Linton que a resgata levando-a para devidos cuidados e dispensando Heathcliff que é colocado para fora. Edgar Linton se apaixona por Cathy e a pede em casamento e ela aceita sabendo que teria uma vida bem melhor ao lado de seu novo pretendente.
Sua atitude desperta a ira de Heathcliff que mesmo sabendo que ela também o amava sente que está sendo dercartado de sua vida. Movido pelo ódio e entendendo que Cathy só aceitou se casar com Edgar pelo dinheiro não vê mais motivos para estar naquele lugar Heathcliff resolve desaparecer no mundo sem dar notícias.
Passado alguns anos reaparece rico e começa freqüentar a mansão de Edgar e Catherine deixando a balançada por ele novamente como antigamente. (Agora bem trajado como um lorde). Despertando o ciúme de Edgar. Heartcliff a esnoba mesmo ainda apaixonado por ela. Catherine engravida e tem uma filha de Edgar qual é dado o nome da mãe e chamada de Cathy Após o parto ela adoece febril e delirando chama por Heathcliff este que fica sabendo volta a mansão e adentra a casa em desespero Catherine pede ao seu amor que a leve até a janela para ver o morro. Ele em lágrimas pega ela no colo onde sua amada acaba por falecer em seus braços num último suspiro ao ver o morro de longe (A cena mais bonita do filme). Heathcliff em um sentimento de ódio inicia sua vingança. Se envolve com Isabella irmã de Edgar e com ela acaba se casando. Antes disto volta a casa onde viveu e numa aposta com seu antigo inimigo e irmão de criação Hindley que o tratou como empregado e o humilhou ganha todos os seus bens numa aposta incluindo a casa e a fazenda enquanto se encontrava bêbado e dependente de alcool. Hindley espera apoio de seu filho Hareton que acabara também tendo sua herança perdida na aposta que fêz seu pai. Porem Hareton já afeiçoado a Heathcliff acaba indo contra a família e virando um aliado dele. Isabelle se arrepende de ter casado com Heathcliff e após ter um filho dele o abandona, filho este que teve o nome de Linton. Edgar se vê entre as vinganças de seu rival durante muito tempo e para seu fim Heathcliff casa seu filho Linton agora adulto com Cathy filha de Edgar depois de algum tempo possivelmente instruído pelo pai, Linton faz com que Cathy passe sua herança após a morte de seu pai Edgar para seu nome e depois se divorcia dela. Para que tivesse certeza que a herança não voltaria para mão de sua esposa Linton passa toda sua fortuna para as mãos de Heathcliff seu pai que acaba por ficar mais rico. Mesmo com todo seu dinheiro Heathcliff não é feliz e sua vingança só serviu para alimentar seu ego cheio de ódio. Heathcliff se vê assombrado pelo fantasma de Catherine por longos anos.
Voltando aos dias atuais na noite da chegada daquele visitante que ouvia os relatos da governanta, Heartcliff recebe mais uma visita do fantasma de seu grande amor Catherine, e desaparece com ela cessando o martírio daquele homem apaixonado e atormentado.
Dizem que depois disso os dois são vistos de mão dadas caminhando algumas noites entre meio o Morro dos Ventos Uivantes.
Assim termina o resumo da história aqui relatada por Altair Feltz.
Emily Brontë autora do livro, foi uma moça pobre filha de um artesão chamado Patrick Brontë e acabou ficando sem sua mãe cedo tendo que viver com outros quatro irmãos num orfanato. Dois deles a irmã Maria e Elizabeth morreram por maus tratos. E seu Pai resolveu buscar a três irmãs restantes de volta agora sob os cuidados de uma tia e uma empregada. Emily, Charlott e Anne.
Emily por muito tempo viveu inclausurada dentro de casa. Talvez por trauma do orfanato quase não falava com ninguém. Charlott se tornou professora mas se envolveu com a bebida levando-a o que possivelmente a morte anos mais tarde. Emily se dedicou a poesia e ao lado de sua irmã Charlotte produziu alguns poemas em seguida fez o livro em homenagem a uma babá que cuidou dela enquanto era criança. Cujo o título (Whuthering Heights) O Morro dos Ventos Uivantes foi citado por sua cuidadora.
Emily morreu com trinta anos em 1848 e o que se sabe é um trecho de sua vida.
A minha análise é que mesmo sendo uma dama Emily talvez se colocou na posição de Heathcliff ou então relatou trechos da vida de sua babá que costumava contar histórias.
Trecho deste assunto ver em Análise de Obras
http://www.recantodasletras.com.br/analise-de-obras/5703496
Whutering Heights teve várias adaptações para o cinema e a melhor é a de 1939 também ganhou em 1979 a música de Kate Bush que virou sucesso e também com um artigo aqui elaborado por mim.
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4325672
Entre as variações dos nomes estão O Famoso intitulado aqui e em parte do mundo "O Morro dos Ventos Uivantes" "O Monte dos Vendavais" e Colina dos Vendavais" Um conto lindo que atravessou o tempo e ganhou uma das maiores repercussões em histórias de amor.
O filme teve várias versões 2011- 2003- 1992 esta de grande destaque da versão moderna com Ralfh Fiennes e Juliette Binoche e a principal relatada aqui a de 1939 com Laurence Olivier e Merle Oberon
Grato Pela leitura
Altair Feltz