Sailor Moon Crystal 11 - Endymion contra Sailor Moon

SAILOR MOON CRYSTAL 11: ENDYMION CONTRA SAILOR MOON
Miguel Carqueija


Prosseguindo com seu plano maquiavélico a Rainha Beryl, decidida a se apossar do sagrado cristal de prata e liquidar as marinheiras-guerreiras, envia Mamoru Chiba ao Japão, após fazer-lhe uma lavagem cerebral. Usagi Tsukino já sabe que Mamoru é o Tuxedo Kamen e também o Príncipe Endymion, a quem ela, como a Princesa da Lua, amara na era passada do Milênio de Prata. O que Usagi ainda não sabe é que Mamoru agora é seu inimigo mortal...

Resenha do episódio 11 – “Reencontro” — do seriado de animação “Pretty Guardian Sailor Moon – Crystal” (Japão, 2014-2015). Criação e supervisão de Naoko Takeushi. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mitsuishi.

“Tuxedo Kamen... terei realmente de lutar com você?”
(Sailor Moon)


Em mais um episódio recheado de emoções, “Sailor Moon Crystal” mostra os sentimentos puros da Princesa da Lua Branca e o que acontece quando os mesmos são testados por acontecimentos cruéis. Tendo descoberto o reduto secreto das sailors no subterrâneo do fliperama onde Motoki trabalha, Mamoru Chiba (Endymion ou Tuxedo Kamen, dá tudo no mesmo) penetra no local seguido por Beryl. Makoto (Júpiter) é dominada sem ter conseguido se transformar. As demais tentam lutar, mas Mamoru foi de tal modo impregnado pela energia maligna do Reino Escuro, além de estar acompanhado pela poderosa Rainha Beryl, que após breve luta Marte, Mercúrio e Vênus são derrubadas e tombam impotentes. Beryl ainda debocha da Princesa, perguntando: “Não se lembra de mim?” e sugerindo que ela seja morta pelo seu amado, Mamoru. Beryl, na verdade, espera casar com Mamoru, aproveitando ter-lhe virado a cabeça.
Quando a própria gatinha Luna é seriamente machucada Usagi, até então perplexa e sem ação por causa do seu amor pelo Tuxedo Kamen, entende finalmente que precisa se transformar em Sailor Moon. Aliás, esta característica da Princesa da Lua a diferencia de maneira radical dos super-heróis norte-americanos. Sailor Moon é extraordinariamente pacífica e não gosta de lutar, muito menos com quem ela estima. Isso, embora seja com certeza a mais poderosa das sailors.
Tal característica torna especialmente dramático o final do episódio, que termina em suspenso. Os sentimentos de Sailor Moon são visíveis, mas a situação que se lhe afigura é terrível para ela. Encurralada pelo homem a quem ela ama profunda e ternamente, mas que agora pretende matá-la e se apoderar do cristal de prata... o que fará Sailor Moon?

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2016.


imagem: capa do "visual book" (livro de ilustrações) de Sailor Moon Crystal, lançado no Japão