A guerra dos I-jins

A GUERRA DOS I-JINS
Miguel Carqueija


Resenha do OVA-2 de “ROD – Read or die” (Leia ou morra) – série japonesa de animação, que inclui 26 episódios de tv sob o título “ROD – Read or dream” (Leia ou sonhe). Com base nos romances de Hideyuki Kurata, publicados no Japão por Sueisha. Mangá de Hideyuki Surata com ilustrações de Shutaro Yamaji, Editora Sueisha. Capítulos antes saídos na revista Ultra Jump. OVA: Studio Deen, Japão, 2003. Direção de Koji Masunari.

Os três OVA’s (especiais de tv) de ROD, juntos, formam um filme de longa-metragem. Na sequência do primeiro OVA — que eu resenhei sob o título “THE PAPER, a sensacional heroína de ROD” — a verdadeira intenção dos I-jins (clones de grandes personalidades históricas, produzidos através de um banco de genes da Biblioteca Britãnica, mediante roubo de material genético) é esclarecida: trata-se simplesmente de suplantar, de exterminar a humanidade. Servidos por poderes paranormais e recursos tecnológicos de ponta, os I-jins estabelecem uma extraordinária torre-fortaleza que emerge do fundo do oceano, como um sinistro baluarte a desafiar as potências da Terra.
Neste mundo alternativo, onde a História apresenta divergência em relação à nossa, vai crescendo em importância a personagem Yomiko Readman, a lendária “The Paper”, que manipula papéis operando poderes paranormais. Uma boa parte do episódio concentra-se na estafante batalha que The Paper e Miss Deep travam com um dos mais terríveis I-jins, Saiten Genjo Sanzo Houshi, que opera poderes relacionados com tradições hindus: a nuvem voadora kintoen, o fogo lançado pela boca, o bastão nyoibo. O adversário é implacável, arrogante e brutal mas Joker, comandando seus agentes a distância, logra a necessária coordenação para obter a vitória.
Neste episódio surge Ikyuu, p líder dos I-jins e clone de um personagem pacifista. Este no entanto é cruel e implacável e seu plano, de exterminar a humanidade pela transmissão global de uma música que induz ao suicídio, é maquiavélico.
Há muitos personagens curiosos na trama. O Presidente dos Estados Unidos, que sofre de urina solta; a quase juvenil e super-bajuladora (além de desastrada) secretária de Joker, a loura Wendy; o próprio Joker (Mr. Carpenter), o frio e confiante diretor da Biblioteca Britânica, que confronta o maior desafio à raça humana; e o herói tipo Rambo, Drake Anderson, dono de prodigiosa força física e que odeia trabalhar com The Paper. O papel duplo de Miss Deep (Nancy Makuhari), clone de Mata Hari, traz um grande diferencial à história. E quando a terrível fortaleza dos I-jins emerge do Pacífico, cercada de vapor, arma-se o cenário para a batalha final.
“The Paper” é uma heroína diferente. Ingênua, infantil, tem medo, grita de susto, no meio da maior emergência preocupa-se mais em salvar o seu livro, é sentimental e recusa-se a crer na traição da amiga; no entanto, com seu poder de manipuladora de papel , é peça fundamental da Biblioteca Britânica na luta contra os I-jins.
É realmente lamentável que não publiquem no Brasil os livros ROD.

Rio de Janeiro, 28/3/2015 e 7/2/2016.

ELENCO DE DUBLAGEM


Yomiko Readman (The Paper).............................Ricko Miura
Nancy Makuhari (Miss Deep)..............................Michiko Neya
Joker (Mr. Carpenter)..........................................Hozumi Gouda
Drake Anderson..................................................Masami Iwasaki
Gentleman..........................................................Bunmel Tobayama
Wendy................................................................Mika Sakenobe
Ikyuu...................................................................Konta
Saiten Genjo.......................................................Hiroki Takahashi
Fabre (boy).........................................................Junko Takeushi
President U.S.A...................................................Naoki Izumi



(imagem do episódio: The Paper e Miss Deep)
A resenha "The Paper, a sensacional heroína de ROD" saiu em 17/2/2015.