Psycho Pass 16: a batalha na Torre 9

PSYCHO PASS 16: A BATALHA NA TORRE 9
Miguel Carqueija

Num dos mais eletrizantes episódios da série de cinema de arte “Psycho Pass”, os grupos em conflito na Torre 9 se dividem; Kagari desce aos andares subterrâneos caçando o “haker” Choe-Gu Sung, enquanto Akane e Kougami dirigem-se aos superiores, onde os espera o terrível Makishima Shougo. Infelizmente, na escaramuça que segue, a Inspetora Tsunemori Akane é ferida na perna com gravidade (aparentemente uma artéria foi atingida) e fica para trás, aplicando um torniquete para estancar a hemorragia. O justiceiro Kougami segue e, logo depois, elimina dois capangas de Makishima. Finalmente, os dois inimigos se encontram pela primeira vez. Enquanto isso, nos misteriosos subterrâneos da Torre 9, Sung tenta cooptar Kagari pois o mesmo, como coator ou justiceiro, também era injustiçado pelo Sistema Sybila. Kagari declara que detesta o sistema, e que também não aceita o que o outro pratica, ou seja, matar vítimas inocentes para desequilibrar o “status quo”. A velha questão de se os fins justificam os meios. Entretanto Sung mostra a Kagari a descoberta, a verdadeira face do Sistema Sybila – algo que, se revelado ao público, por si só destruiria a distopia que domina o Japão. Nesse momento porém a subita aparição de uma figura holográfica semelhante à supervisora Kasei interrompe a cena.

Resenha do episódio 16 do animê “Psycho Pass”, produzido por Koji Yamamoto e outros, e dirigido por Katsuyuki Motohiro – Production I.G., Japão, 2012-2013.

“Eu disse que esta festa está chegando ao seu final.”
(Makishima Shougo)

“Eu assumo a responsabilidade.”
(Tsunemori Akane, referindo-se à invasão da Torre 9)


Com certeza, “Psycho Pass” é um dos mais perfeitos seriados policiais e de ficção científica da televisão, e como animação de um minimalismo de primeira. Realizado com apuro desde o primeiro episódio, apresenta uma coerência eficiente na trama, que se desenrola de maneira verossímil e onde os personagens apresentam perfeita e profunda definição psicológica, cada um vivendo o seu drama.
Neste episódio 16, é antológica a cena, longa e angustiante, da luta corporal entre Kougami Shinya e Makishima Shougo, que travam um combate mortal com perícia de lutadores, não faltando ferimentos e sangue. Kougami termina levando a pior e sendo derrubado. Quando porém Makishima está preste a matá-lo Tsunemori Akane irrompe na cena da luta (sem esquecer que ela está com torniquete numa das pernas) e põe o assassino fora de combate. Desfalecendo, Kougami ainda balbucia: “Inspetora... mate-o!”
Akane bem que tem vontade. Por terríveis segundos, e esta cena é uma obra-prima, repassa em sua memória visual o terrível lance do assassinato de Yuki. Percebemos visivelmente o conflito na alma de Akane, que pensa em matar Makishima, livrando o mundo daquele monstro. Porém, matar um adversário indefeso não está na natureza da inspetora e, afinal contendo-se, ela se limita a algemá-lo.
O “serial killer” foi preso – mas o drama ainda não acabou.




imagem da série: a Inspetora Tsunemori Akane