Mussumet 6: Kurenai em depressão

Guia de episódios
6 – POR QUE? UM CORAÇÃO ERRANTE DE MENINA

A situação se complica muito neste episódio. Kurenai continua em depressão e recusando-se a lutar; o paspalhão do Shirai é dominado pelo meteorito, que fala (sic) com ele. O sistema da organização MET é invadido por um Shirai ensandecido, obrigando as duas moças (Murasaki e Nako) a bater em retirada. Também George, a soldo das irmãs rivais, consegue acesso aos meteoros. Já o “capitão”, ou seja Kishida, apesar da pose inicial, já não consegue tomar nenhuma iniciativa. Shirai ataca com uma névoa e Murasaki, após tentar em vão obter o auxílio de Kurenai, chegando a esbofeteá-la (e Kurenai permanece sentada no chão: “Não colocarei o capacete só porque você me bateu”) – resolve por o capacete e virar uma mussumet. Aoi, Midori e Murasaki constatam o surgimento de um portal para a “dimensão do nada” e, por fim, aparecem as “otomets” — Shion, Marcia e Kou, portanto capacetes aperfeiçoados e usufruindo de super-poderes.
Uma situação terrível para as justiceiras. Kurenai em depressão, Shirai dominado pelos meteoros e as Irmãs Saltomi, metidas a besta e que não gostam das heroínas, por hakeamento obtiveram capacetes mais poderosos e resolveram ser elas próprias as novas heroínas.
Cabe aqui uma pequena digressão. Embora infantil em seu enredo, visual e psicologia das personagens, embora tanto o enredo como as heroínas sejam muito inocentes, “Mussumet” possui certa carga de erotismo visual que poderia não ter (e não deveria ter). Especialmente Kurenai, Aoi e Midori, as três adolescentes super-heroínas, muitas vezes aparecem com as calcinhas à mostra, principalmente quando voam. Usam saias curtas que facilitam tais visões. Contrasta com isso o caráter inocente das três, que não dizem uma anedota suja, uma frase debochada, ou mesmo qualquer insinuação sexual. Estão sempre procurando namorado, mas o fazem com um grau de romantismo adolescente que exclui a lubricidade ou luxúria. Também não fazem movimentos provocantes ou sensuais. É como se a sua seminudez fosse mostrada como uma coisa natural e sem maldade (comparece-se com a Sininho dos desenhos de Walt Disney e John Lasseter ou os cupidos de “Fantasia”). Em suma, um fator de difícil análise ou compreensão do que os produtores tinham em mente.
Vale dizer que não há comparação possível com a lascívia dos humorísticos nacionais, shows realistas, carnaval ou a nudez esmagadora (masculina e feminina) das praias.

dados técnicos


Japão, 2006. Produção Machiu Hattori. Supervisor: Kei Arisugawa. Direção: Shigeru Kimiya. História original Juzo Matsuki. “Planning” Ryuzo Shoji.
Personagens e vozes:
Kurenai (Mussumet Vermelha) – Avano Matsumoto
Midori (Mussumet Verde) – Chiaki Ohsawa.
Aoi (Mussumet Azul) – Akiko Kawase
Muresaki (a loura) - Yurika Hino
Nako Seijo (a ruiva) – Miyu Matsuki
Modoki (o ET) – Nana Inove
Yamato Shirai – Kyousei Tsukui
Dr. Kishida – Ken Narita
Shion (as três irmãs Saltomi)
Marcia
Kou
George


“Dominam os céus, a terra é seu reino e a água é seu elemento.”
(bordão de abertura)
“É uma avião? É um OVNI? Não! São as justiceiras!
(idem)