A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS
(The Secret Life of Words, Espanha, 2005)
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Sarah Polley, Tim Robbins, Javier Cámara, Julie Christie.
Sinopse: Um incêndio numa plataforma de petróleo tem como consequências um homem morto e outro gravemente ferido, além da paralisação dos trabalhos de prospecção até a solução dos problemas burocráticos envolvidos (perícia, seguros, estudo de viabilidade).
A solitária e silenciosa Hanna Amiran é uma imigrante dos Bálcãs, que se refugiou na Grã-Bretanha depois da sangrenta guerra dos anos 90. Ela é enfermeira, mas trabalha como operária numa fábrica há quatro anos.
Certo dia, Hanna é chamada pelo autofalante da fábrica para uma conversa com o gerente. Apesar dela ser uma ótima funcionária, há algo nela que tem incomodado os demais operários, seus colegas de trabalho, que tem prestado queixas através de relatórios e até do sindicato: Hanna trabalha há quatro anos sem nunca ter tirado férias, nunca ter faltado e nem chegado atrasada.
A proposta do gerente é aparentemente simples: Hanna precisa tirar um mês de férias ("há lugares lindos e paradisíacos para visitar, com piscinas e palmeiras..."). Meio a contragosto, Hanna decide aceitar esta quebra na sua rotina de operária e vai para um hotel numa cidade litorânea.
Hanna tem uma angústia quase insuportável e uma dor profunda em sua expressão, que se mantém contida porque é de certa forma anestesiada pelos afazeres de seu dia-a-dia ("preciso matar o tempo antes que ele me mate") e por isso ela aceita a oportunidade de trabalhar como enfermeira do petroleiro ferido na explosão, Josef.
O trabalho de Hanna será feito numa sala ambulatorial preparada na própria plataforma petrolífera até que o paciente (com muitas queimaduras, fraturas nos braços e nas pernas e córneas afetadas) esteja em melhores condições para ser transferido para um hospital.
Longe da terra firme e com pouquíssimas pessoas ao redor, Hanna e Josef, que acabaram de se conhecer, tem um cenário perfeito para lidar com suas cicatrizes interiores mais profundas.
Estréia: 15.06.2007