Psycho Pass 4: Akane no mundo virtual

PSYCHO PASS 4 AKANE NO MUNDO VIRTUAL
Miguel Carqueija


“O Kogami passou muito tempo olhando para a escuridão.”
(Masaoka Tonomi)

Resenha do episódio 4 – Ninguém conhece a sua máscara - do animê “Psycho Pass”, produzido por Koji Yamamoto e outros, e dirigido por Katsuyuki Motohiro – Production I.G., Japão, 2012-2013.

No prosseguimento de “Psycho Pass” vemos como a nobre policial Tsunemori Akane começa a tomar conhecimento de crimes mais requintados que os de simples psicopatas histéricos. Neste mundo futuro existe uma interação com a internet onde a pessoa, assumindo uma identidade virtual (avatar) com uma forma particular nesse mundo digital, sente-se no ambiente, o que é mais que somente acessar a rede. Logo Akane e seu grupo – composto também pelo veterano Inspetor Ginoza e quatro justiceiros – investigam um desaparecimento misterioso de certo desocupado (que ganhava dinheiro pela net) de seu apartamento, e que já durava meses. Num mundo em que as entradas e saídas são monitoradas, mesmo se houvesse sido assassinado, como poderia desaparecer?
O cidadão em questão era conhecido na rede como “Talismã” e seu avatar continuava aparecendo, evidentemente utilizado por outra pessoa. Usando o avatar “Lemonade Candy” Akane vai ao mundo virtual investigar e trava conhecimento com “Spookie Boogie”, outro avatar feminino. Logo saberemos que existem elementos cavilosos que utilizam a rede e que cometem crimes premeditados e frios no mundo real, apesar da vigilância do sistema Sybila.
As coisas começam a se complicar no mundo de Tsunemori Akane.



Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2015.