“Preciosa – Uma História de Esperança”
“Preciosa – Uma História de Esperança” conta a história de Claireece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos residente no bairro de Harlem, Nova York. Preciosa, como prefere ser chamada, cresceu e vive em um ambiente desestruturado que propiciou extremas adversidades culminando no efeito cascata de sofrer violência psicológica de sua mãe, racismo, bullying na escola, misoginia no trato com a gestação na adolescência, negligência familiar e a pior das violências: física e sexual cometidas pelo seu próprio pai, como se os abusos por si só fossem poucos, ela ainda confronta a pedofilia, incesto, AIDS e duas gravidezes ocasionadas desses estupros.
Preciosa resignou-se em silêncio durante todo o período letivo, não saindo nem mesmo para utilizar o banheiro, de tal modo que ela chegou aos 14 anos de idade sem compreender o que os professores lhe diziam.
Ao engravidar pela segunda vez, Preciosa foi expulsa da escola regular e convidada a frequentar uma escola alternativa lugar esse em que ela conhece a professora Rain e dessa respeitosa relação nasce empoderamento em meio a tanta perversidade.
E vale ressaltar que o filme faz uma menção crítica sutil a diversos preconceitos enraizados na cultura americana, tais como o preconceito higienista contra homossexuais revelados na crença de sua mãe de que homossexuais são pessoas más e também na crença da mãe de que a AIDS só pode ser transmitida por sexo anal.
Por fim, é importante dizer que o filme trata com muita sensibilidade, um profundo mergulho na vida de uma jovem marcada pela violência e nos convida a entender uma realidade nada distante.