A LISTA DE SCHINDLER
Com 195 minutos de duração, o filme "A Lista de Schindler" exibe alguns dos mais terríveis momentos vividos pelos judeus, na Polônia, durante a 2ª Guerra Mundial. Momentos em que a população foi intensamente humilhada, submetida a toda espécie de violência por parte dos alemães, judeus friamente assassinados, tratados como raça inferior, desprezível. É uma produção norte-americana que emociona, que leva as pessoas a refletirem sobre os horrores da guerra, sobre as situações de vulnerabilidade que ocorrem durante os conflitos e sobre os atos crueis gerados pelo Nazismo.
Dirigido por Steven Spielberg, o filme tem como personagem principal Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão que, curiosamente, termina salvando a vida de mais de mil judeus no período do Holocausto. É curioso porque Schindler chega a Cracóvia em 1939 com a ideia de lucrar com a guerra, a partir da instalação de uma fábrica de produção de panelas para o exército alemão. Nesse mesmo ano os alemães iniciam a retirada dos judeus de suas casas e os levam para o Gueto de Cracóvia. Schindler, inteligente e sagaz, conta com o apoio e proteção do exército nazista, e oferece suborno a oficiais em troca de contratos. Nos trabalhos da fábrica, ele obtém ajuda de Itzhak Stern (Bem Kingsley), um contador judeu que se torna responsável pela administração da fábrica, enquanto Schindler passa a ser o "Herr Direktor". Na fábrica, trabalham judeus poloneses.
A situação piora com a chegada, em Cracóvia, do tenente Amon Göth (Ralph Fieness), da SS, um homem perverso e desequilibrado, que ordena a morte de judeus, indiscriminadamente, e também um massacre, o qual é visto de longe por Schindler, que fica transtornado com aquela situação. Apesar disso, ele continua mantendo um bom relacionamento com Göth, mas já vai pensando e trabalhando no sentido de retirar de Cracóvia os trabalhadores da fábrica, levando-os para outra região, a fim de evitar que eles fossem mortos. Para tanto, oferece muito dinheiro para o tenente, ou seja, paga uma fortuna por cada judeu cujo nome estava na lista que ele e Stern organizaram. Os judeus salvos pela ação do empresário Schindler foram eternamente gratos a ele, que precisou fugir quando a guerra terminou, pois, afinal, ele era um membro do Partido Nazista.
Lançado em dezembro de 1993, o filme levou sete Oscars, dentre eles o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. Também conquistou vários outros prêmios. Foi eleito pelo American Film Institute o oitavo melhor filme americano de toda a história.
Eu, particularmente, gostei muito e recomendo às pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir...
Glaucia Ribeiro (05/04/2015)