Documentário Ivory Tower (2014) Vale a pena pagar pela faculdade?

O documentário Ivory Tower (Torre de Marfim), lançado em 2014 nos EUA, questiona uma série de coisas. Vale a pena pagar para fazer uma faculdade em nossa época?

O filme questiona o valor do ensino superior em uma época em que o preço pago para se fazer uma faculdade aumentou mais do que qualquer outro serviço nos Estados Unidos. Esse custo aumentou mais de 1000% desde os anos 70, enquanto que o custo dos alimentos aumentaram cerca de 200% e o custo dos planos de saúde aumentaram cerca de 400% (dados retirados do documentário).

O documentário possui apenas 90 minutos, e pode ser assistido em português neste link:

http://megafilmeshd.net/ivory-tower/

O filme também questiona porque em nossa época, quando é tão fácil alcançar o conhecimento, porque os custos das faculdades tem aumentado cada vez mais.

O filme explora os diferentes tipos de ensino superior nos Estados Unidos. Estes incluem: faculdades comunitárias, escolas profissionais (vocational schools), cursos on-line, e outras formas menos tradicionais de ensino.

No Brasil, apesar da precariedade, ainda existem muitas universidades públicas, o que é algo louvável.

E acreditem, os programas governamentais de incentivo ao ensino superior brasileiro FIES e o PROUNI são melhores que os programas norte-americano, pois lá nos STATES, o governo federal vêm cortando os gastos e incentivos à educação superior desde os anos 80.

------ (Parênteses)-------

PROUNI

O Programa Universidade para Todos oferece, para estudantes de baixa renda, bolsas de estudo integrais ou parciais - quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso - em faculdades ou universidades particulares. O Prouni também seleciona os candidatos com base na pontuação obtida pelo Enem: é necessário ter feito mais de 450 pontos na prova, e não ter tirado nota zero na redação.

Para participar, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma instituição de ensino particular como bolsista. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa, também do Ministério da Educação, que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nas avaliações do MEC.

Desde 2010, o Fies passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade.

-----------(Fecha Parênteses)------------

O filme foi produzido e dirigido por Andrew Rosse, e eu recomendo a todos aqueles que pretendem entrar na Universidade, ou que ainda acham que a faculdade é sinônimo de festas. É algo mais sério do que você pensa.

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 02/04/2015
Código do texto: T5192101
Classificação de conteúdo: seguro