Resenha - O Milagre de Anne Sullivan
O filme, acima indicado, baseado em fatos reais, remonta a história de uma menina, Helen Keller, que possui problemas visuais, vocais e auditivos. Denota-se que esses problemas afetam o seu comportamento, visto que Helen é muito minada, o que complica a situação.
Inicialmente, o pai de Helen, Capitão Keller, quer manda-la para um asilo, mas a mãe, Kate Keller, sua esposa, não concorda com a ideia, pois isso só agravaria a situação da menina. Eles tentam contato com um amigo médico que envia Anne Sullivan para tentar ensinar a língua de sinais a Helen, o que não é tão fácil, visto que Helen é muito indisciplinada. Anne começa a disciplinar a menina. Essa, como tem um péssimo comportamento, em uma tentativa de ensinar algo, tranca aquela no quarto e joga a chave no poço. Seu irmão, James Keller, no momento do jantar, informa aos pais que Anne está presa no quarto. Em seguida, ele e o Capitão vão pegar uma escada para Anne sair pela janela.
No momento do jantar, Helen tem o hábito de colocar as mãos nos pratos das pessoas que estão fazendo a refeição. Anne desaprova o ato e pede para que todos saiam. Ela tentar fazer com que a menina se comporte à mesa, sentando-a à mesa e colocando a colher na mão da criança. Depois disso, o Sr. Keller não gosta da atitude de Anne, ameaça demiti-la e ela pede para ficar sozinha com a Helen em uma próxima à casa, para que a menina dependa dela e a obedeça. Os pais aceitam e dão o prazo de duas semanas para que ela consiga ensinar a Helen a linguagem de sinais.
Quando o prazo estipulado acaba, Anne pede mais tempo, pois não ainda não concluiu o trabalho. O Sr. Keller rejeita o pedido e leva a menina para casa, depois de duas semanas sozinha com Anne. À mesa, Helen repete o que sempre fez, Sullivan utiliza novamente os mesmos métodos para fazer a menina se comportar. Em certo momento, a menina joga a água de uma jarra em Anne que a agarra, à forca, e a leva ao poço para tirar água e encher a jarra. Quando a água começa a cair, Anne usar o alfabeto manual para ensinar as palavras “bomba” e “água” a Helen. Depois disso, Sullivan e Helen sai correndo pelo jardim, a menina toca nas coisas e Anne ensina o nome em linguagem de sinais. Daí, ela começa a tentar pronunciar a palavra “água”. Em seguida, Anne chama os pais da menina e consegue pronunciar a palavra e gesticula com os sinais.
Esse filme demostra as consequências do tratamento inadequado de crianças com problemas auditivos, visuais e vocais, devido à compaixão excessiva que os pais tinham. Anne Sullivan foi a responsável pelo progresso comunicativo e mudança de comportamento de Helen Keller e mostrou que, apesar das dificuldades, a comunicação pode acontecer.