O LADO BOM DA VIDA
(Silver Linings Play Book – 2012- EUA)
 

nair lúcia de britto
 

Pat (Bradley Cooper) sai de um hospital psiquiátrico após tratamento médico devido o trauma pelo qual passou no seu casamento com Nikki. Ele era um professor de História e tendo chegado mais cedo do trabalho, em casa, surpreendeu a esposa com outro professor, debaixo do chuveiro. Enquanto, no aparelho de som, tocava justamente a música do casamento dos dois: “My Cherie Amour”, de Stivie Wonder.  
Foi a reação brutal de Pat diante da surpresa devastadora a causa de sua internação.  

Pat não conseguia mais ouvir aquela música, cuja lembrança boa transformara-se num pesadelo na sua vida. Mas, depois do tratamento, ele sai do hospital confiante no futuro e decidido a reconquistar a esposa; com a qual estava terminantemente proibido de se reaproximar conforme decisão judicial. 
Proibido de lhe telefonar, ele pensa em escrever uma carta a Nikki, contando que ele estava se esforçando para ser uma pessoa melhor e mais controlada. E que tudo que ele queria era reconstruir seu casamento porque era ela a única mulher que ele amava. O problema era burlar a lei fazendo com que sua carta chegasse até ela.
A esperança de conseguir seu objetivo aparece com Tiffany (Jennifer Lawrence), que conhece num jantar na casa de amigos. Só que a jovem também sofre com a morte prematura do marido e só se dispõe a ajudá-lo se ele for seu parceiro de danças num concurso de danças para motivar pessoas depressivas.
Pat só aceita ser parceiro dela pensando em se comunicar com a ex-esposa e procura deixar bem claro não ter o menor interesse num novo relacionamento. 
Embora magoada por sentir-se rejeitada,  ela leva seu plano adiante. Enquanto a festa da etapa final do concurso não chega, várias situações acontecem envolvendo os conflitos emocionais dos portadores de transtorno bipolar. O problema é colocado de uma forma muito leve, bem-humorada e, sobretudo, transmitindo esperança. 
A mensagem do filme é mostrar o lado bom da vida e a força interior que cada pessoa possui dentro de si que, uma vez descobertas, vão ajudar na superação das nossas dores mais íntimas.
Mostra ainda a importância da ajuda médica e terapêutica; o apoio dos pais, a solidariedade dos amigos. E que, principalmente, o amor será com certeza, o verdadeiro alicerce para que, após uma dura queda, todos nós possamos nos reerguer e reconstruir nossas vidas. 
 
Enfatizo o pensamento de Freud visto durante as minhas pesquisas:
 
Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada.
 
Lembremo-nos, porém, que para sermos amados também precisamos amar e, a cada dia, sermos mais merecedores desse mesmo amor.
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 02/11/2014
Reeditado em 22/03/2015
Código do texto: T5020883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.