Cine Arte
nair lúcia de britto
A arte é um dom especial concedido por Deus, para ser usado para o Bem.
Assim como todos os bens que possuímos na Terra, oferecidos pela própria Natureza, tudo que possuímos na vida precisa ser muito bem aplicado.
Sob à visão espiritualista, tudo que existe no universo é natural. As leis de Deus são eternas e irrevogáveis, mas o homem só consegue compreendê-las quando volta o seu olhar para essas leis, quando as examina minuciosamente, quando as estuda, quando trabalha.
O Cine Arte, da cidade de Santos (SP) valoriza a arte cinematográfica voltada para a cultura: porta que se abre para o crescimento intelectual do homem. Aprimorado culturalmente, o homem terá mais condições de trabalhar a seu próprio favor, a favor desta e das futuras gerações que certamente vão surgir.
Uma clara demonstração do que acabei de expor está no filme “Caché”, dirigido por Michael Haneke, em 2005, no qual a França, a Áustria, a Alemanha e a Itália são os países responsáveis pela produção.
O “Caché” é um filme de suspense, mistério; que não permite a preguiça de pensar e refletir para que seja possível entender sua valiosa mensagem.
Para se ter uma idéia do efeito surpreendente desta obra, ao final da sessão, intelectuais de diversas classes sociais, que assistiram o filme, reuniram-se instintivamente à porta do cinema para discutirem sua temática; embora não se conhecerem uns aos outros.
Sob o meu ponto de vista, essa obra muito bem arquitetada defende a importância da Educação tanto na Escola como na Família, na formação da criança, para repercutir favoravelmente na vida adulta. Mostra os efeitos nocivos da mentira, do egoismo, da falta de solidariedade e, principalmente, a força do subconsciente que cada um de nós tem dentro de si.
COMO SURGIU ESTE ESPAÇO?
A idéia surgiu da ausência de um espaço para a projeção de filmes de arte, uma vez que as salas de cinema existentes na cidade, só davam oportunidade à projeção de filmes comerciais. Então, os intelectuais da cidade se reuniram na busca de uma solução a favor da cultura.
Assim, no dia 8 de novembro de 1991, foi inaugurado e sua sala de projeções recebeu o nome de “Sala Rubens Edwald Filho, em homenagem ao famoso crítico de cinema, santista. “Asas do Desejo”, do cineasta alemão Win Wenders, ganhador do prêmio de direção no Festival de Cannes, em 1987, foi o filme de estréia.
A partir de 2001, além dos filmes de arte, o cinema abriu espaço para o cinema alternativo de diversos países, como França, Portugal, Rússia, Espanha, Índia, Irã, Japão e outros... Também foram feitas parcerias com associações e entidades entre as quais a Aliança Francesa e o Consulado francês.
A retomada da produção nacional foi prestigiada, com a projeção de vários filmes brasileiros que, graças à união de forças de valorosos artistas brasileiros, vão conquistando gradativamente um significante valor cultural, projetando o Brasil no exterior, através dos Festivais de Cinema.
A princípio, o espaço pequeno e modesto do Cine Arte não atraía o público esperado. A boa qualidade dos filmes, porém, foi sendo divulgada boca a boca pelos próprios frequentadores. E, atualmente, as pessoas sentam-se até no chão, para não perderem um bom filme.
ONDE FICA O CINE ARTE?
O Cine Arte localiza-se na avenida Vicente de Carvalho, s/n., na orla da praia, junto ao canal 3, Posto 4. Atualmente a sala possui 48 lugares, ar-condicionado e sanitários. Os internautas poderão informar-se através do “site” www.cinearteposto4.com.br
Geralmente são três sessões por dia e os filmes mudam de cartaz uma vez por semana. Além de assistir um bom filme, o espectador, à saída do cinema, se depara com a belíssima paisagem do mar, um colírio para os olhos.