A Angustiante Experiência de Noroi
Desde os anos 90,os filmes de terror japoneses são conhecidos e admirados por trabalharem histórias que tem como principal preocupação deixar o público tenso.Seja pela abordagem da ampla mitologia japonesa,repleta de fantasmas angustiados e antigas maldições como também por exigir da plateia uma maior atenção aos pequenos detalhes,que vão se organizando aos poucos até formar o conjunto final.
E essas são justamente as características que definem Noroi (2005),escrito e dirigido por Kôji Shiraishi.O filme acompanha um investigador de fenômenos paranormais que tenta revelar o mistério por trás de uma antiga maldição envolvendo uma entidade conhecida como kagutaba.A trama segue o estilo “found footage” ou filmagem encontrada na tradução literal,estilo usado em filmes como “A Bruxa de Blair” e “Atividade Paranormal”.Tal opção estética geralmente não produzem muitos bons resultados,nos oferecendo normalmente um filme bom em meio á dezenas de películas descartáveis.Mas a boa notícia é que Noroi não está nessa massa,sendo um ótimo filme onde o “found footage” deixa de ser uma opção meramente estilística e muito menos compromete o resultado.Pelo contrário,as câmeras amadoras e tremidas tem todo o sentido de existir e carrega ainda mais a atmosfera do filme.
Numa primeira observação,a trama parece bastante simples.O investigador Masafumi Kobayashi some sobre circunstancias misteriosas,deixando para trás sua última reportagem,conhecida como Noroi.Depois da breve introdução(muito tensa por sinal),o filme engata,mostrando uma série de entrevistas aparentemente sem conexão.Alguns dos personagens entrevistados no começo somem,outros voltam ou surgem com o desenrolar da trama.Quem já conhece outros exemplares do terror japonês,em especial Ringu e O Grito sabem como é característico dos filmes nipônicos a construção não-linear da história,cenas que á primeira vista parecem confusas e um cuidado maior com a construção lenta mas consistente do suspense do que com os frequentes sustos típicos dos filmes americanos.Noroi consegue ir além dos outros found footages por não se prender apenas á uma camada deestória,que diga-se de passagem também não é nada simples.Gravações de programas de televisão,filmagens de rituais,replays,câmeras lentas e colagens fazem com que Noroi se torne um curioso e excitante quebra-cabeças,fazendo com que o expectador fique preso na cadeira tentando descobrir o que acontecerá em seguida.
E quando se aproxima do final,é difícil fazer qualquer outra coisa além de ficar vidrado em cada segundo do filme.Com as pistas e pequenos enredos finalmente conduzindo para uma solução e esclarecimento sobre a maldição do kagutaba,Noroi se torna quase que insuportável,tamanha a densidade e a angústia da trama,com cenas marcantes e um final simplesmente chocante,que consegue ser inesperado e ao mesmo tempo coerente e bastante satisfatório,tendo todo o cuidado para que nem todas as perguntas sejam respondidas,deixando espaços para especulações e dúvidas sobre a motivação e a origem do tal demônio.
Com tudo isso,observa-se que Noroi é um dos melhores filmes japoneses da safra pós-Ringu,conseguindo usar com inteligência a câmera amadora,dando explicações consistentes para sua utilização,diferente de filmes como Atividade Paranormal,e conseguindo costurar todas as tramas e situações de forma magistral,aumentando a inquietação até a aterrorizante conclusão,fazendo o coração disparar como numa montanha-russa.Um ótimo filme que todo cinéfilo deveria ver pelo menos uma vez na vida.
Nota: 9,0