UM MÉTODO PERIGOSO

nair lucia de britto

 

O filme tem início quando a jovem Sabina é entregue a um sanatório para doentes mentais, justamente onde o dr. Jung estava realizando suas primeiras experiências, baseadas em estudos sobre as descobertas recentes feitas por Freud, no campo da psiquiatra. Essas experiências aboliam métodos agressivos, como os choques elétricos, para tratar os pacientes. Conversas entre o médico e o paciente substituíam o rude tratamento.

Sabina chegara ao sanatório num estado deplorável, com diagnóstico de histeria.Trêmula, ela parecia estar em pânico constante; e seus gestos descoordenados apresentavam uma necessidade imperiosa de se defender, o tempo todo. Pouco a pouco, o médico foi acalmando-a e conquistando a sua confiança. Descobre nela traumas de infância e uma tendência masoquista (desejo de ser punida e humilhada, como fonte de prazer). O novo método aplicado foi tão bem-sucedido que Sabina, de paciente, passou a ser a assistente de Jung; saindo-se muito bem nessa tarefa. Finalmente curada, a jovem volta à vida normal, mas continua a relação de amizade com seu médico, cujo trabalho admira assim como o de Freud.

Irremediavelmente, a amizade entre Jung e Sabina se transforma em amor. Jung, profissional sério e competente, não consegue resistir aos encantos de Sabina, nem a atração arrebatadora que sente por ela. Fato que gera um conflito de consciência, uma vez que Jung era fiel às regras de dignidade e fidelidade que devia à esposa que ele também ama. De forma que a relação com Sabina torna-se bastante conturbada e culmina num rompimento inevitável.

Paralelamente ao rompimento amoroso com Sabina, Jung rompe também a estreita amizade com Freud porque este, que foi seu mestre, não aceita a hipótese de fenômenos extra-normais, ainda não descobertos, mas que Jung sentia pairando no ar.

Sabina torna-se uma importante psicanalista e casa-se com um médico russo, de ascendência judia (como ela). E, assim, Sabina e Jung separaram-se para sempre, mas o amor, entre ambos, embora permanecesse calado, foi eterno.

Segundo pesquisa, Um Método Perigoso foi baseado no livro “A Most Dangerous Method”, de Johnny Kerr e na peça teatral “The Talking Cure”, de Christopher Hampton. A obra mostra as divergências entre dois grandes nomes da Psquiatria Moderna e que os problemas emocionais, cumuns a todos nós; seres humanos, não poupam nem mesmo os grandes mestres.
David Cronenberg, mais maduro e experiente, quem dirigiu este filme, lançado em 2012. A produção coube ao Reino Unido, Alemanha, Canadá e Suíça. Exibido no Festival de Veneza de 2011, conquistou a indicação ao Globo de Ouro de melhor Ator Coadjuvante para Vigo Moltensen, que interpretou Freud.

Foi também uma nova versão do filme, igualmente maravilhoso, “Jornada da Alma”, produzido em 2003, dirigido por Roberto Faenza e realizado numa parceria entre Itália, Reino Unido e França..

Acredito que alguma parte do Eu ou da Alma não está sujeita às leis do espaço e do tempo” (Carl Gustav Jung).

 

Ofereço esta resenha à Maria Poesia, associada ao Recanto das Letras, cujo trabalho admiro. Recomendo aos leitores a resenha que ela escreveu sobre o filme “Jornada da Alma”.

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 29/09/2013
Código do texto: T4503468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.