História das coisas
A história das coisas (The History of Stuff) é um documentário – animação norte americano que retrata sobre o consumismo e suas conseqüências globais. O percurso das coisas, da sua produção ao seu desperdício, é abordado tendo em vista a crise no sistema linear da produção de materiais, bem como os limites inexoráveis desse sistema.
O retrato disso é a extinção de algumas comunidades por conta da exploração dos recursos naturais, além da exposição de muitos trabalhadores aos químicos tóxicos, por conta daqueles não possuírem qualquer alternativa como forma de sobrevivência.
A análise do documentário está centrada, claro, no American Way of Life, o consumo como o grande valor na sociedade norte-americana, mas que pode ser visto de uma forma mais global. A aquisição e uso de bens cada vez mais sofisticados tornaram-se rituais pelos quais as pessoas afirmam seu ego e satisfação. Desse modo, o imperativo é que as coisas sejam consumidas, descartadas e substituídas de forma cada vez mais frenética.
Tudo isso cristalizado por meio de mecanismos utilizados, principalmente, pela publicidade e pela mídia, tais como a obsolescência planejada que, como o próprio nome diz, faz com que as coisas sejam criadas já com o objetivo de irem para o lixo e a obsolescência perceptiva, ou seja, a mudança de aparência dos bens de consumo tentando nos convencer de que as coisas que ainda nos são úteis precisam ser jogadas fora, reforçando cada vez mais a idéia de que o novo é sempre o melhor.
O vídeo possui um ritmo rápido, cheio de informações de como os elementos da sociedade do consumo se interagem e nos leva a questionar a respeito do comportamento consumista nas sociedades contemporâneas, além das conseqüências ambientais acarretadas pela ação humana que busca de forma rápida e constante satisfazer suas necessidades, por vezes, ilusórias.
Segue abaixo o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs