AS TORRES GÊMEAS / VÔO UNITED 93
AS TORRES GÊMEAS
Sinopse: Tudo transcorria normalmente naquela manhã de terça-feira de setembro de 2001 para os oficiais do Departamento da Polícia Portuária de Nova York.
O sargento John Mc Loughlin, de pé desde as três e meia da madrugada e responsável pelo turno a partir das cinco horas, checou as ocorrências do dia anterior, verificou os papéis rotineiros e foi ao encontro dos demais oficiais no saguão da Central do Departamento, onde fez a chamada nominal, emitiu as tarefas do dia, as instruções gerais e enviou os policiais para seus postos no Terminal Rodoviário.
O novato Will Jimeno foi designado para os postos 5 e 6, e sua ronda consistia basicamene em lidar com os malandros, sem-tetos, prostitutas e os tipos suspeitos de sempre, com presteza e atenção.
Mas aquele, definitivamente, não seria um dia comum.
Era 11 de setembro de 2001.
Logo viria o chamado para que os policiais retornassem à Central de onde partiriam para o centro de Manhattan, onde, com poucas informações confiáveis sobre o que poderia estar acontecendo no local do que depois seria confirmado como um atentado terrorista, os policiais iriam tentar salvar as vidas daqueles que estavam dentro do World Trade Center.
John McLoughlin, Will Jimeno, Dominick "Dom" Pezzulo, Christopher Amoroso, Antonio Rodrigues e muitos outros policiais acabariam se tornando vítimas do atentado, ficando presos nos escombros das Torres Gêmeas até serem resgatados ou dando suas próprias vidas na tentativa de salvar outras pessoas.
Enquanto isso, as esposas dos policiais Mc Loughlin e Jimeno, Donna e Allison (grávida), e suas famílias, acompanham apreensivas os acontecimentos e desesperam-se com o desencontro de informações.
O filme é baseado nos relatos dos sobreviventes da tragédia.
Ficha Técnica:
(World Trade Center, EUA, 2006)
Drama - 129 min.
Direção: Oliver Stone
Roteiro de Andrea Berloff, baseado em estória de John McLoughlin, Donna McLoughlin, William Jimeno e Allison Jimeno.
Elenco: Nicolas Cage (John McLoughlin), Michael Pena (Will Jimeno), Maggie Gyllenhaal (Allison Jimeno), Maria Bello (Sra. McLoughlin), William Mapother (Private First Class Dave Thomas), Frank Whaley (Chuck Sereika), Jon Bernthal (Christopher Amoroso), Morgan Flynn (Caitlin McLoughlin), Jay Hernandez (Dominick Pezzulo), Armando Riesco (Antonio Rodrigues), Alexa Gerasimovich (Erin McLoughlin), Brad William Henke (Jerry), Wass M. Stevens (Pat McLoughlin), Michael Shannon (Dave Karnes), Stephen Dorff (Scott Strauss), Kurt Caceres (Richie Johnson), Gary Stretch (John Busching).
VÔO UNITED 93
Sinopse: Terça-feira, 11 de setembro de 2001. Quatro jovens de origem islâmica saem de um quarto de hotel rumo ao aeroporto de Newark. Seus rostos revelam certa tensão, parecem estar em transe, concentrados.
É uma manhã de céu claro e tempo bom.
Os pilotos e as comissárias de bordo do vôo United 93, com destino para San Francisco, preparam os últimos detalhes para o embarque dos passageiros e a decolagem, checando o combustível, a despensa, e os instrumentos de vôo.
Enquanto isso, os passageiros vão chegando e se acomodando na sala de espera após o check-in. Alguns lêem jornal, outros conversam no celular. Ás 7h41 os passageiros começam a embarcar no avião, pelo portão 17. Após uma certa demora, considerada dentro do previsto, ás 8h42 o Vôo United 93 decola com 2 pilotos, 5 comissárias de bordo e 37 passageiros (incluindo os 4 terroristas islâmicos). A previsão é chegar ao destino às 11h.
Enquanto isso, a Sala de Controle de Tráfego Aéreo de Boston detecta algumas mensagens estranhas vindas do American 11, e desconfiam que o avião foi sequestrado. Eles acionam o Centro de Comando de Defesa Aérea que não sabe muito bem como lidar com a situação, já que há cerca de 20 anos não acontecia algo parecido. Ás 8h46 a Torre Norte do World Trade Center é vista pegando fogo. Foi atingida por um avião vindo do Oeste. Ás 8h53 o United 175 também deixa de manter contato com o Centro de Controle. Ás 9h03 o United 175 colide contra a Torre Sul do World Trade Center.
O United 93 continua seu vôo tranquilamente, com as comissárias de bordo servindo o café da manhã. Suquinhos, croissants, lanchinhos, geléias, cafezinhos...
No Centro Nacional de Controle do Tráfego Aéreo os técnicos, gerentes, operacionais e militares tentam entrar em acordo sobre a atitude a ser tomada: Enviar caças aéreos? Suspender vôos? Abater aviões com suspeita de sequestro? Somente acompanhar as trajetórias dos aviões?
No United 93 os quatro passageiros islâmicos parecem estar com os nervos à flor da pele. Dois deles parecem estar concentrados em oração, outro está agitado, o quarto entra no banheiro com uma bolsa a tiracolo e ao sair está com algo como uma bomba instalada no corpo e segurando o acionador numa das mãos, ameaçando explodir e mandar tudo pelos ares a qualquer tentativa de reação. São 9h28. Uma das comissárias de bordo e um passageiro são atacados violentamente.
O pânico se instala no avião.
Ficha Técnica:
(United 93, EUA, 2006)
Drama - 90 min.
Direção: Paul Greengrass.
Roteiro de Paul Greengrass. Produzido por Zakaria Alaoui, Tim Bevan, Eric Fellner, Lloyd Levin, Mairi Bett para a Universal Pictures - UIP. Elenco: Khalid Abdalla (Ziad Jarrah, terrorista-piloto), J.J. Johnson (Capitão Jason Dahl, piloto-comandante), Polly Adams (Deborah Welsh, comissária de bordo), Lewis Alsamari (Saeed Al Ghamdi, terrorista), Opal Alladin (Cee Cee Lyles, comissária de bordo), Trish Gates (Sandra Bradshaw, comissária de bordo), Ben Sniley (Gerente do Centro Nacional de Controle de Tráfego Aéreo, em seu primeiro dia no posto), Jamie Harding (Ahmed Al Nami, terrorista), Gary Commock (Primeiro-Oficial Leroy Homer Jr.), Greg Henry (Coronel Bob Marr), Patrick St. Espirit (Major Kevin Nasypany), Nancy McDoniel (Lorraine Bay, comissária de bordo).
A autoria do roteiro de As Torres Gêmeas, que concentra-se no pós-colisão, já entrega o desfecho do filme: é baseado em depoimentos de John Mc Loughlin, Will Jimeno e de suas esposas. Obviamente, se o filme foi baseado nos depoimentos deles, conclui-se que eles sobreviveram. Apesar disso, o bom contador de histórias Oliver Stone consegue prender a atenção do espectador durante as mais de 2 horas de duração do filme em partes por causa de um artifício narrativo: na situação pela qual os personagens passam eles sofrem hemorragias internas e correm o risco de morrer caso durmam. Inconscientemente isso pode provocar no espectador, no
conforto de seu sofá e longe dos escombros, uma mensagem do tipo "não feche os olhos, senão você pode morrer".
Já o roteiro de Vôo United 93, que concentra-se no pré-colisão, é baseado em pistas meio dispersas e deduções de Paul Greengrass sobre o que poderia ter ocorrido no avião que caiu num terreno inóspito na Pensilvãnia sem sobreviventes e que supostamente estaria indo em direção à Casa Branca. O ritmo do filme é catatônico (a montagem do filme foi indicada ao Oscar e perdeu para Os Infiltrados), mesclando cenas dentro do avião com cenas nas salas de controle de tráfego aéreo.