DOCE DE MÃE

nair lúcia de britto

 

Dirigido por Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, este filme foi feito especialmente para a televisão; e transmitido ontem (27/12/2012) pela rede Globo, o que demonstra que a emissoara está se esmerando na sua programação.

A personagem principal é dona Picucha (Fernanda Montenegro) uma alegre senhora de 85 anos de idade, viúva e que por 27 anos contou com sua secretária fiel para auxiliá-la nos afazeres domésticos e lhe fazer companhia.

Dona Picucha resolve oferecer um banquete de panquecas doces para seus filhos a fim de lhes comunicar que sua secretária vai deixar sua casa porque vai se casar e, portanto, ter seu próprio lar para zelar.

Embora felizes pela jovem auxiliar, os filhos de dona Picucha ficam assustados por saber que a mãe vai ficar sozinha. Aparvalhados, discutem entre eles como resolver aquela situação nada fácil porque cada qual tem sua vida e suas respectivas ocupações.

Mas a viúva, pelo contrário, está felissíssima da vida porque finalmente vai ficar sozinha e conduzir ela própria sua rotina de vida. A trama se desenrola entre as peripécias da mãe no bom proveito que faz da sua inesperada liberdade e a preocupação dos filhos em torno da segurança e o bem-estar dela.

É um filme que fala de afeto, de saudade e da relação em família. Mostra que a idade, embora pese nos ombros, não rouba a alegria de viver. É só saber enfrentar os fatos e aproveitar o que essa fase tem bom para oferecer!

O lado comediante de Fernanda Montenegro está bem patente nesse filme e ela própria é um exemplo da mensagem positiva que a direção do filme quis transmitir.

Este sim é um bom filme, que pode e deve representar o Brasil! Segundo pesquisa, a idéia foi tão apreciada que na cúpula da programação da rede Globo está se cogitando em transformá-la num seriado.
 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 28/12/2012
Reeditado em 17/08/2015
Código do texto: T4057359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.