DÉJÀ VU
(EUA, 2006)
Aventura - 128 min.
Direção: Tony Scott
Roteiro de Terry Rossio e Bill Marsilii. Produzido por Jerry Bruckheimer para a Walt Disney Pictures e Jerry Bruckheimer Films. Elenco: Denzel Washington (Doug Carlin); Jim Caviezel (Carroll Oerstadt); Paula Patton (Claire Kuchever); Adam Goldberg (Denny); Val Kilmer (Agente Pryzwarra); Erika Alexander (Shanti).
Sinopse: Era a manhã da terça-feira de carnaval em Nova Orleans, ainda se recuperando dos estragos causados pelo furacão Katrina.
Uma festa de confraternização reunia marujos, fuzileiros e outros oficiais da marinha, além de suas esposas e filhos numa balsa que saía do porto em Algiers.
No convés inferior da balsa, local do estacionamento, um carro chama a atenção do fiscal por estar com o som ligado, a chave na ignição e ... carregado de bombas. Ao som dos Beach Boys, às 10h50 o carro explodiu e em instantes a balsa inteira estava em chamas, causando uma tragédia de grandes proporções (543 vítimas, entre homens, mulheres e crianças, segundo a contagem extra-oficial).
Doug Carlin, um agente federal da ATF (Agência de Tabaco, Álcool e Armas de Fogo) começa a investigar o caso e acaba descobrindo que um dos corpos encontrados no local da explosão é o de Claire Kuchever, que apesar de aparentemente ter sido vítima do atentado já estava morta antes dele ter acontecido segundo um perito legista e teve seu corpo jogado no rio para dar a impressão de que ela estava na balsa.
As circunstâncias da morte de Claire intrigam Doug Carlin, que é recrutado por Andrew Pryzwarra, do FBI, para investigações mais profundas e com ferramentas de trabalho especiais e de altíssima tecnologia, que inclui o uso de 7 satélites, custo incalculável e um uso de energia capaz de provocar blecautes históricos.