A verdadeira rede Globo- Muito Além do Cidadão Kane
Vale muito apena assistir o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, disponivel no youtube, ele conta um pouco da verdadeira história das organizações Globo, e nos faz refletiras das reais intenções das pessoas que dominan a midia televisiva em nosso pais, e principalmente nos alerta a pensar sobre o motivo da programação da TV aberta no Brasil ser tão pobre, com novelas bestificantes, que retratam sempre uma visão classe média alta de nosso pais, muito afastada da realidade do povo brasileiro, dominada por atores brancos, mostrando uma vida leviana, busca desesperada pelo poder, onde vale tudo pelo dinheiro e sucesso, disseminando uma moral distorcida, e todo um manancial de futilidades, que é facilmente assimilada pelas massas, visando mover toda uma industria de consumo.
Um canal de televisão é uma empresa privada, e assim sendo tem um dono, que regula e determina tudo que nele é veiculado, toda noticia, imagem, filme e novela passada possui uma intenção, desde fomentar o consumo, manipular a opinião pública ou simplesmente bestializar a população, nos prendendo em uma programação sem conteudo, nos fazendo esquecer das mazelas de nosso pais. Se a televisão não provoca a alienação do povo brasileiro, pelo menos em quase nada ajuda a tornar nosso povo mais critico, consciente e participativo.
Não sou contra a Globo, pois acredito que todas as emissoras da TV aberta agem mais ou menos da mesma forma, a Record rezando a cartilha da igreja que a comprou, assim como a Band, que é dirigida com mão de ferro pela familia Saad, que já protagonizou diversas demissões sumárias e arbitrarias, inclusive no ar, exemplo não muito distante foi a demissão de Rafinha Bastos (sem fazer juizo de valor do caso, mas nenhum direito de resposta foi dado pela emissora a seu apresentador, que até então dispunha de um enorme espaço e prestigio dentro da emissora).
Wikipédia:
Beyond Citizen Kane (Muito Além do Cidadão Kane, no Brasil) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho. Embora o documentário tenha sido censurado pela justiça, a Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva, por 20 mil dólares do produtor John Ellis.
A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas, que os autores do documentário vêem como manipuladoras e formadora de opinião.O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário
Em 1993, o Channel Four, uma rede de TV Britânica, produziu um filme que conta a história da Rede Globo de Televisão e as ações sombrias no país até o ano de 1990. O documentário foi proibido no Brasil desde 1994, graças a uma ação judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil, além de versões piratas circulando pela internet, como no site Youtube. O filme conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, foi proibida pelo então presidente da República, Itamar Franco.
O título original é "Beyond Citizen Kane". Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane, criado no final da década de 1940, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. O personagem Cidadão Kane, por sua vez, foi criado por Wells para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos.
Sinopse
O documentário acompanha o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar brasileira, sua parceria com o grupo estadunidense Time Warner (naquela época, Time-Life), algumas práticas vistas como manipulação feitas pela emissora de Marinho (incluindo um suposto auxílio dado a uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa do movimento das Diretas-Já, em 1984, quando a emissora noticiou um importante comício como um evento de comemoração ao aniversário de São Paulo, e a edição, para o Jornal Nacional, do debate do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 1989, de modo a favorecer o candidato Fernando Collor de Mello frente a Luís Inácio Lula da Silva), além de uma controversa negociação envolvendo ações da NEC Corporation e contratos governamentais à época que José Sarney era presidente da República.
O documentário apresenta depoimentos de destacadas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, que na época tinha um programa na emissora, os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o ex-Ministro da Justiça Armando Falcão, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva.
O documentário é dividido em 4 partes:
• na primeira parte ele mostra a relação entre a Rede Globo de Televisão e o período militar, em que se vêem fatos sociais que ocorreram no país em decorrência do governo;
• na segunda parte apresenta-se o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-Life;
• na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho. Mostra-se também o suposto apoio da Rede Globo à saída dos militares do poder, na figura do candidato à presidência da República Tancredo Neves;
• na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostram-se às claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília. Contudo, o documentário não apresenta fontes primárias, apenas entrevistas.
Meus Blogs:
http://ideariopolicial.blogspot.com.br/
http://beduinosemcamelo.blogspot.com.br/
http://escrivinhacoesdeumbeduino.blogspot.com.br/