O Clã das Adagas Voadoras (Shi Mian Mai Fu - Zhang Yimou - 2004)
O Clã das Adagas Voadoras (Shi Mian Mai Fu - Zhang Yimou - 2004)
Zhang Yimou renovou incrivelmente o estilo de filmes feitos no oriente com a adoção total do estilo Wuxia Pian em seus filmes, belamente filmados, com tramas universais sobre o amor, vingança e superação de barreiras.
Em Herói ele se utiliza de flashbacks narrativos para ir contando como o protagonista consegue aos poucos chegar perto de seus objetivo, que é a vingança. Nesse filme temos um problema social, que parece ser de praxe nos filmes da China, onde governos não dão conta do recado e as gangues tomam conta dos locais que serão protegidos por heróis.
Mas diferentemente do primeiro o Clã... é muito mais raso em sua filosofia e sua produção que Herói. Já que temos um romance mundano alterando a vida de três personagens ao longo do filme de modo a embasar as lutas e acontecimentos. O que em Herói acontece opostamente, pois todos os movimentos, lutas e cenas estão ligadas a um bem maior o filme.
Com cenas belíssimas esse Clã... entretém enquanto filme e nos apresenta lutas muito bem coreografadas. A parte do bambuzal (e você achou que não ia ter uma parte do bambuzal?) é divina, onde nos mostra que meros pedaços de bambu podem ser aterrorizantes.
Mesmo com toda sua beleza a trama nos deixa um pouco aquém das expectativas criadas no começo do filme. Mesmo assim O Clã... é melhor que muita porcaria braba aí e vale a pena ser visto com atenção.