HOME- NOSSO PLANETA, NOSSA CASA
FICHA TÉCNICA
Título Original: Home.
Origem: França, 2009.
Direção: Yann Arthus-Bertrand.
Roteiro: Isabelle Delannoy, Yan Arthus-Bertrand, Denis Carot e Yen Le Van.
Produção: Denis Carot e Luc Besson.
Fotografia: -.
Edição: Yen Le Van.
Música: Armand Amar
CREDENCIAIS DO DIRETOR
Yann Arthus-Bertrand (Paris, 13 de março de 1946) é um fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês. Ele nasceu de uma família de renomados joalheiros, fundada por Claude Arthus-Bertrand e Michel-Ange Marion. Sua irmã Catherine é um de seus colaboradores mais próximos. Ele se interessou pela natureza e pela vida selvagem ainda na infância.
Originalmente sua especialidade era a fotografia de animais, mas logo a fotografia aérea mudou seu rumo; fez fotografias ao redor do mundo. Publicou mais de 60 livros com suas fotografias feitas em helicópteros e balões. Seu trabalho foi publicado várias vezes na Revista National Geographic e exibido em diversos países. Arthus-Bertrand é um membro da "Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France".
Uma de suas fotos mais conhecidas é a de um manguezal com forma de coração na Nova Caledônia, que foi utilizada como capa para sues livros The Earth from the air e The Earth from above. Em 5 de junho de 2009 estreou um filme chamado Home, com uma coleção de fotos totalmente impressionantes.
SINOPSE
O filme Home é um documentário feito com o objetivo de despertar a todos da importância e urgência em reverter a situação de destruição do planeta Terra. Esse filme retrata que em algumas poucas décadas a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente à extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo.
APRECIAÇÃO CRÍTICA
Ao retratar a atual situação do planeta, ressaltando que a ação do homem é a maior responsável por tamanha destruição, o filme Home, desperta a cada um de nós para uma reflexão mais séria acerca da urgente necessidade de uma nova atitude em relação ao planeta.
Toda a sociedade precisa estar verdadeiramente comprometida a mudar de atitude, buscando assim, adotar novos padrões de consumo que contribuirão para preservação do meio ambiente. É importante salientar que essa atitude emerge de uma consciência de que todos tem direito a viver e a desfrutar de cada riqueza existente na natureza.
Esse documentário apresenta uma linguagem clara e objetiva, fornecendo informações fundamentadas em estáticas e estudos concretos. Sendo indicado para estudantes de forma geral, e em especial para toda a sociedade que precisa estar engajada na causa do meio ambiente.