Chapeuzinho Vermelho Animado
A autora Ângela Lago revoluciona a contação de história de um dos clássicos infantis mais populares do mundo, a história de Chapeuzinho Vermelho, compilada por Charles Perraut. A animação criada por Lago e disponibilizada na internet propõe uma reinvenção contínua da história a partir da interação do internauta com a ferramenta de trabalho mais utilizada no mundo pós-moderno, o “computador”.
É perceptível nessa proposta de leitura um hibridismo de linguagens, pois se misturam nessa animação infantil linguagens visual e sonora, em que a narrativa é desencadeada de acordo com o manuseio do receptor através do mouse. Nessa alternativa criada pela autora, foi disponibilizado ao internauta um jogo dinâmico que envolve raciocínio, memória, percepção, distração, interação, desconstrução e reconstrução da história.
Embora a proposta de leitura seja digital, o estilo permanece o mesmo. Naturalmente, o leitor irá usar a introdução mais comum dos contos de fada “Era uma vez...”, e empregará o verbo em terceira pessoa. A sequência do enredo inevitavelmente sofrerá alterações, mas a essência da história continuará a mesma: o cuidado da mãe com a menina-moça, o assédio sexual representado pelo lobo mau, a desobediência da filha, dentre outros aspectos inerentes às várias versões dessa narrativa popular contada, recontada e modificada em quase todos os cantos do mundo.
O clássico conto de fada que até hoje atrai leitores de todos os tipos apresenta-se com um enredo visual e sonoro não linear. As ações das personagens e a sequência da história podem ser alterados de acordo com os comandos dirigidos pelo leitor: ora a vovó bate na cabeça do Lobo Mau, ora Chapeuzinho Vermelho bate também no lobo... A interatividade atinge seu objetivo, tornando o receptor coautor do texto, ajudando-o a propor novos caminhos para as personagens e, consequentemente, para uma interminável história sedutora.
Nessa perspectiva, a animação em pauta é um excelente recurso paradidático que pode, perfeitamente, transitar nas atividades escolares de Língua Portuguesa do ensino fundamental das escolas, criando uma interação social envolvente entre professor e aluno por meio da utilização das novas mídias sobre um dos contos mais instigadores que a humanidade já conheceu.
*G. Aguiar é escritora de Literatura Infantojuvenil e ilustradora.