BABEL
(EUA/ México, 2006)
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro de Guillermo Arriaga. Produzido por Steve Golin e John Kilik para a Paramount Pictures. Elenco: Brad Pitt (Richard Jones), Cate Blanchett (Susan), Gael García Bernal (Santiago), James Melody, Elle Fanning (Debbie), Lynsey Beauchamp (Isabel), Jamie McBride (Bill), Mahima Chaudhry (Sonia Sehgal), Nathan Gamble (Mike), Kôji Yakusho, Shilpa Shetty (Sameera Sehgal), Paul Terrell Clayton (Policial 2), Fernandez Mattos Dulce (esposa de Walter), Adriana Barraza (Amelia), Sumire Matsumura (Recepcionista), Charlie Matsuo, James Melody, Barbarella Pardo (Filha 1), Ivor Shier (Piloto), Aaron D. Spears.
Sinopse: O que é que pode ter em comum entre Richard e Susan Jones, um casal de americanos de San Diego que acaba de perder um filho recém nascido e está tentando restaurar o relacionamenro entre eles fazendo uma viagem de turismo pelo norte da África e Chieko, uma jogadora de vôlei colegial surda-muda com os nervos à flor da pele que mora no 31o. andar de um edifício em Tóquio? E entre Amélia, uma babá mexicana que cuida de dois irmãos americanos, os pequeninos Mike e Debbie, desde que eles nasceram e Yussef e Ahmed, dois jovens irmãos pastores de cabras no Marrocos?
É no Marrocos que começamos a juntar as peças deste quebra-cabeças multicultural. Abdullah recebe em sua casa Hassam Ibrahim, que veio vender-lhe um rifle Winchester 270 calibre 2.0 com 3 Km de alcance além de 300 balas para munição por 1000 dirrás marroquinos (cerca de 100 dólares). Abdullah gosta do rifle, que poderia ser útil na caçada dos chacais, mas pechincha no preço e acaba comprando por 500 dirrás mais uma cabra de sua criação. Yussef e Ahmed, os filhos de Abdullah, empolgam-se com a aquisição do pai mas duvidam um pouco do alcance da arma. Para tirar a dúvida, vão até o alto de um morro de pedras e ingenuamente passam a fazer mira em veículos que passam numa estrada distante. Em um dos disparos, Yussef mira num ônibus.
Corta.
Em San Diego, EUA, a mexicana Amélia esperava ansiosa a chegada daquele dia: o casamento de seu filho Luis. Estava tudo programado, mas ela não poderia contar que depois de vários anos de serviços prestados naquela casa e de um relacionamento cordial com seus patrões, exatamente naquele dia eles não ajudariam em nada a não ser com a frase definitiva, proferida por telefone, já que eles estavam viajando: “Preciso que você fique. Cancele o casamento, depois eu pago uma festa mais cara para seu filho”. Amélia tenta de todas as formas encontrar alguém para ficar com Mike e Debbie, mas como não consegue de jeito nenhum, toma num impulso uma decisão que lhe pareceu a única saída possível: levar as crianças consigo ao casamento, que seria realizado no México.
Corta.
Richard e Susan estavam tentando "quebrar o gelo" do relacionamento entre eles, abalado desde a morte prematura daquele que seria o terceiro filho deles, Sammy. No ônibus de excursão Susan recostou-se na janela para tirar um cochilo quando ouviu-se um barulho de vidro sendo quebrado: Susan tinha sido atingida por uma bala disparada no deserto marroquino e estava sangrando. Richard manda o ônibus parar.
Corta.
Numa partida de vôlei feminino disputada num colégio em Tóquio, a surda-muda Chieko irrita-se com uma decisão do árbitro e é expulsa de quadra. Na volta para casa, o pai de Chieko tenta consolá-la, mas sabe que a perda recente da mãe numa tragédia pode ter abalado o equilíbrio emocional da filha.
Corta.
No México, nos arredores de Tijuana, o casamento de Patrícia e Luís, o filho de Amélia, é uma festa de arromba, com muita bebida, comida bem apimentada, muita dança e muita música. Rapidamente, Mark e Debbie se entrosam com as crianças mexicanas, apesar de ficarem um tanto assustados com o natural choque cultural com este mundo "além-fronteira" ainda não explorado. Um dos sustos ocorre quando Santiago, sobrinho de Amélia, arranca com a maior naturalidade a cabeça de uma galinha para delírio das demais crianças.
Corta.
Susan, ferida gravemente por um tiro de rifle, é levada para ser cuidada provisoriamente na aldeia marroquina mais próxima enquanto uma ambulância se dirige ao local. Os "curandeiros" locais tentam ajudar como podem, mas o máximo que conseguem é fazê-la dormir sob o efeito de um cachimbo. Enquanto isso, os jornalistas e o governo americano começa a especular sobre a possibilidade de o ônibus de turistas americanos ter sido vítima de um atentado terrorista.
Corta.
Já eram altas horas da madrugada quando Amélia, Santiago, Mike e Debbie pegaram a estrada no carro de Santiago para retornar aos Estados Unidos. Na alfândega foram barrados por um guarda de fronteira que pediu documentos e não estava muito afim de encarar com algum humor as brincadeiras de Santiago, que estava embriagado e prestes a cometer um ato que teria sérias e traumáticas consequências.
Corta.
Chieko sente-se rejeitada por ser surda-muda mas tem uma necessidade quase vital de ser amada, tocada, de comunicar-se com alguém através do corpo, já que seus sentidos que seriam os canais de um diálogo "comum" ela não possui. Um policial, querendo informações sobre o pai de Chieko, vai até o apartamento dela.
Corta.
A polícia marroquina que investiga os possíveis responsáveis pelo disparo do tiro que acertou Susan Jones encontram várias balas nas montanhas, próximo da aldeia e começa a desconfiar que o atirador está por perto. Hassam Ibrahim conta para a polícia que ganhou o rifle Winchester 270 como agradecimento por serviços prestados a um caçador amador japonês, para quem trabalhou como guia há algum tempo atrás.Yussef e Ahmed, ao perceberem que em breve a polícia chegará até eles, conta ao pai o que ocorreu e vão tentar uma fuga para não serem pegos.
Bastidores:
-Indicado ao Oscar 2007 de MELHOR FILME, MELHOR DIREÇÃO (Alejandro González Iñarritu), MELHOR ATRIZ COADJUVANTE (Adriana Barazza e Rinko Kikuchi), MELHOR ROTEIRO ORIGINAL, MELHOR MONTAGEM e MELHOR TRILHA SONORA.
-Vencedor do Globo de Ouro 2007 na categoria Melhor Filme- Drama. Foi indicado também nas categorias Melhor Diretor (Alejandro González Iñárritu), Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Atriz Coadjuvante (Adriana Barazza e Rinko Kikuchi), Roteiro (Guillermo Arriaga) e Trilha Sonora (Gustavo Santaolalla).
Notas da Crítica:
Ludmila Azevedo, Jornal da Tarde: 10/10
Marcelo Tavela, Sobrecarga: 5/5
Alex Xavier, Guia do Estadão: 9/10
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 9/10
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 9/10
Marcelo Forlani, Omelete: 9/10
Francisco Russo, Adoro Cinema: 8,5/10
André Gordirro, SET: 8/10
Andreisa Caminha, Cinema com Rapadura: 8/10
Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 8/10
Carlos Dunham, Sobrecarga: 4/5
Henrique Cury, Blogspot: 8/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Odair Braz Jr., Herói: 8/10
Sérgio Nunes, Cinequanon: 4/5
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7,5/10
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 7,5/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 7/10
Luiz Z. Oricchio, O Estado de São Paulo: 7/10
Mariane Morisawa, Isto É Gente: 7/10
Régis Trigo, Cineplayers: 7/10
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 2,5/4
Angela Andrade, Cinequanon: 3/5
Marcelo Miranda, Cinequanon: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 1/5
Cid Nader, Cinequanon: 1/5
Juliano Tosi, Paisà: 1/5