PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
(Perfume: The Story of a Murderer, Alemanha/ França/ Espanha, 2006)
Drama - 147 min.
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Andrew Birkin, Tom Tykwer e Bernd Eichinger baseado no livro de Patrick Süskind. Elenco: Ben Whishaw (Jean-Baptiste Grenouille); Dustin Hoffman (Guiseppe Baldini); Alan Rickman (Antoine Richis), Rachel Hurd-Wood (Laura Richis), John Hurt (narrador).
Data de Estréia: 26/01/2007.
Sinopse: 17 de julho de 1738. Paris era a maior cidade da Europa. A cidade exalava um forte mau cheiro em suas ruas, especialmente naquelas onde se instalava o nada higiênico mercado de peixes e especiarias ao ar livre. Foi ali, no meio do lugar mais fétido do mundo, que nasceu Jean-Baptiste Grenouille, um bebê rejeitado pela mãe e que acabaria sendo entregue pelo juiz à Madame Gaillard, administradora de um orfanato.
Foi no orfanato, sob os olhares curiosos das outras crianças, que Jean-Baptiste deu as primeiras demonstrações de seu talento especial: ele conseguia, com seu nariz ultrasensível, identificar qualquer coisa pelo seu aroma, desde um graveto ou uma fruta até uma pedra molhada ou um girino no fundo do mar.
Jean-Baptiste demorou a aprender a falar mas dedicou toda sua infância à suas experiências olfativas. Quando tinha 13 anos, a Madame Gaillard resolveu ganhar algum dinheiro e o vendeu para o sr. Grimal, proprietário de um curtume (local onde se faz o tratamento da pele de animais), onde Jean-Baptiste passaria a trabalhar.
Certo dia, Jean-Baptiste foi com o sr. Grimal fazer uma entrega de peles no movimentado centro de Paris quando sentiu-se atraído pelo aroma exalado por uma bonita mulher ruiva com um cesto de laranjas lima. Ele a seguiu até um local afastado e acabou cometendo um crime. O incidente fez com que Jean-Baptiste se tornasse um homem obcecado pelo desejo de aprender a capturar os aromas e conseguir reprisá-los. Para isso, ele conseguiu aproximar-se do Mestre Giuseppe Baldini, um perfumista talentoso no passado mas que não estava conseguindo adaptar-se aos modismos daquela nova época.
Baldini ensinou a ele quais eram as diferenças entre os acordes de cabeça, de coração e de fundo que compõem a pirâmide de aromas, o modo como se criam as fórmulas dos perfumes, a lenda egípcia das 13 essências para se obter o perfume perfeito e o funcionamento de um destilador de essências. Em troca, Jean-Baptiste criou para Baldini mais de cem fórmulas de perfumes exclusivos, entre eles muitos de grande sucesso.
Quando Jean-Baptiste Grenouille viu esgotadas e de certo modo frustradas suas chances de aprender o que ele realmente queria saber - como capturar qualquer tipo de aroma e conseguir reprisá-los - ele decidiu partir e iniciou uma viagem até Grasse, na Provence, a capital mundial da Perfumaria. Na solidão da longa caminhada Grenouille fez uma importante auto-descoberta. Em Grasse ele aprenderia a técnica da "enfleurage", um método de extração de óleos essenciais que consiste no uso de gordura, que absorve o óleo desejado. Dias depois, a gordura é filtrada e destilada. O concentrado oleoso que resulta desse processo é misturado ao álcool e novamente destilado. O produto final é um frasco do óleo essencial.
Ao dominar esta técnica e tendo em vista o modo como pretendia usá-la, Jean-Baptiste tornar-se-ia um homem perigoso.
Notas da Crítica:
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 5/5
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 9/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 9/10
Leonardo Heffer, Cinema com Rapadura: 9/10
Carlos Dunham, Sobrecarga: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
Thiago Sampaio, Cinema com Rapadura: 8/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 3/5
Laura Cânepa, Cinequanon: 2/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 1/5