CORIOLANUS
A Sinopse oficial diz isso:
A população de Roma está faminta. Coriolanus (Ralph Fiennes), considerado o herói da cidade, é um grande soldado que despreza o povo. Manipulado por políticos e até mesmo por sua própria mãe, Volumnia (Vanessa Redgrave), ele acaba sendo banido da cidade e oferece seus serviços ao maior inimigo, Tullus Aufidius (Gerard Butler). Juntos, eles marcham rumo a Roma no intuito de destruir a cidade.
...
Eu só decidi assistir o filme depois de ter visto a critica na Veja.
O filme é feroz, com diálogos impressionantes.
A impressão que temos ao ler a sinopse é que estamos na Roma Antiga. Eles falam rebuscado como deveria ser na época, na verdade Coriolanus é uma peça de Shakespeare e as falas são quase todas tiradas do drama. Coriolanus é transportado para uma Roma atual, ou melhor seria dizer, futurista, mostrando um futuro caótico para a humanidade, onde a fome e a guerra assolam o mundo. Nos identificamos com muitas guerras atuais ao ver o filme.
Quase todos os diálogos são falados com ferocidade e ódio.
O terno e a gravata, assim como a farda do General, com atos e falas totalmente condizentes com Roma Antiga, são uma atração à parte. O filme torna-se atemporal. É fantástico.
Parece que mergulharam os atores no vinagre primeiro para fazerem o filme depois.
Roma passa fome e uma greve, ou uma revolta foi às portas de silos enormes pedir grãos, para comerem. Um embate entre o exército romano e o povo ocorreu. Coriolanus surge em cena, feroz, com um ódio incontido.
Numa outra cena de guerrilha urbana – lembrou a policia carioca entrando nas favelas – ele luta com seu pior inimigo o general Aufidius. O ódio entre eles é palpável.
Eleito Cônsul Coriolanus é traído desavergonhadamente quando foi assumir. Conseguiram transformar o herói da cidade no inimigo do Estado. Expulso, banido, Coriolanus foi ao encontro do seu pior inimigo, para se unir à ele. A intenção é voltar e destruir a cidade e todos os moradores. Vingança.
A melhor definição da mãe de Coriolanus é que essa mulher é uma bruxa. Traidora, difícil, a mulher é no mínimo, perigosa. Vanessa Redgrave está num dos melhores papéis da sua vida. A mulher é sensacional, num filme sem medidas. Todos os louros para esse filme.
Nada é fácil nesse filme, nada é gratuito.
O que melhor define o filme é ferocidade.
E olhe que esse é o primeiro filme dirigido por Ralph Fiennes, careca, que faz o papel de Coriolanus. O homem é totalmente promissor. De cara, no primeiro filme dirigido por ele, conseguiu a proeza que muita gente luta a vida inteira e nunca conseguirá.
Se Ralph Fiennes não dirigir mais nada, não precisa, vamos nos lembrar, por muito tempo, que ele fez o espetacular - e difícil, não espere um filmezinho meia boca, de jeito nenhum – Coriolanus.
Os diálogos difíceis, teatrais, rebuscadíssimos, são uma super atração à parte.
Não se esqueça: Coriolanus é Shakespeare, de primeira.
Até o próprio ficaria orgulhoso, ao ver um filme desse nível.
Eu recomendo!