O ILUSIONISTA
Sinopse:
"Tudo o que vocês viram foi um truque. Foi somente uma ilusão." (Eisenheim)
Viena, Áustria, início do século XX. O jovem Edward Abramorvitz, filho de um carpinteiro, andava pelo vilarejo próximo de sua casa quando encontrou, sentado sob uma frondosa árvore, um mágico andarilho. O mágico fez aparecer um sapo em sua mão, transformou o sapo em uma rosa vermelha, a rosa virou uma flauta voadora e depois o mágico desapareceu misteriosamente. Diz a lenda que a árvore frondosa também sumiu. Foi a partir desse encontro lendário que Edward passou a dedicar-se à arte da magia e do ilusionismo.
Edward treinava suas habilidades manuais com moedas, baralhos e outros objetos, e foi enquanto treinava equilíbrio com um ovo e um bastão de madeira que conheceu a jovem duquesa Sophie von Teschen, que ficara encantada com os tuques de Edward. A duquesa, pertencente à aristocracia austríaca e húngara, passou a ser vigiada pela Guarda Imperial, temerosa de que ela se envolvesse com um pobre "camponês". Edward e Sophie passaram a se encontrar às escondidas até que foram descobertos. Edward recebeu ameaças da Guarda Imperial e decidiu abandonar Viena.
O jovem mágico viajou para Praga e ficou na fazenda do seu tio antes de iniciar uma longa jornada de aprimoramento de suas técnicas de ilusionismo, indo à Rússia, à Àsia Menor e ao Extremo Oriente.
Quinze anos depois de ter saído da cidade, Edward retornou à Viena, agora com o nome de Eisenheim, o Ilusionista.
Eisenheim apresentava-se como o homem que havia desvendado os mistérios da vida e da morte, do espaço e do tempo, do destino e do acaso, que subjugara as forças do universo e as leis da natureza.
O espetáculo de Eisenheim trouxe-lhe grande popularidade e despertaram a curiosidade do inspetor de polícia Walter Uhl, que ficou particularmente intrigado com o número do pé de laranja que germinava de uma semente, crescia até formar caule, folhas e frutos, tudo isso em questão de segundos. A fama de Eisenheim também chamam a atenção de um dos mais poderosos e céticos homens da Europa, o Príncipe Leopold, ambicioso herdeiro do trono austríaco, que determinou-se a desmascarar o ilusionista. Leopold pretendia noivar-se em breve com a duquesa Sophie von Teschen, num plano para aplicar um golpe de Estado e assumir o Império Austro-Húngaro. Mas a duquesa ainda recorda de sua paixão juvenil por Edward e ao se encontrar com Eisenheim inicia um novo romance clandestino com ele que pode acabar em tragédia.
Bastidores:-Indicado ao Oscar 2007 de Melhor Fotografia.
Ficha Técnica:
(The Ilusionist, EUA, 2006)
110 min.
Direção: Neil Burger
Roteiro de Neil Burger baseado no conto "Eisenheim the Illusionist", de Steven Millhauser, prêmio Pulitzer em 1997. Fotografia de Dick Pope. Produzido por Brian Koppelman e David Levien para a Bob Yari Productions. Elenco: Edward Norton (Eisenheim); Paul Giamatti; Jessica Biel (Princesa Sophie); Rufus Sewell (Príncipe Leopold).
Estréia: 08/12/2006.