BAD TASTE ( MAU GOSTO) : THE BEST OF THE TRASH MOVIE
Nos idos dos anos 80, antes de tornar-se famoso pelo sucesso de filmes como a trilologia do Senhor dos Aneis e sua nova versão do clássico King Kong, o hoje celebrado diretor neo zelandês PETER JACKSON produziu e dirigiu aquele que hoje é considerado por muitos a obra prima do trash movie.
Refiro-me aqui a BAD TASTE ( Mau gosto), seu primeiro longa, lançado em 1987. Com um orçamento demasiadamente pequeno, muita paixão pela sétima arte e uma criatividade surrealista, Jachson e seus amigos produziram este clássico, inicialmente concebido como um curta de 15 minutos em 1983 que reinventou-se em um longa filmado entre muitos sacrificados fins de semana e feriados ao longo de quatro longos anos com uma câmera de segunda mão de 250 dolares.
O resultado não poderia ser mais gratificante. O filme é maravilhosamente tosco, recheado de efeitos especiais ridículos , porém ilários, contextualizados por um roteiro absurdo e citações de outros clássicos do gênero como O Massacre da Serra Elétrica. Ousaria arriscar o palpite de que a associação entre zumbis e extra terrestres que norteia o enredo é uma referência ao celebre Plan 9 From Outer Space ( Plano 9 do Espaço Sideral)- 1959 do diretor Ed Wood.
Definitivamente, trata-se aqui de uma obra prima do trash que nenhuma palavra ou descrição por mim concebida faria a devida justiça. Posso, portanto, apenas celebra-lo através desta pequena e propositalmente limitada resenha.