Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, 2001, Ridley Scott)
Falcão Negro em Perigo :
O que se espera de um filme de guerra ? Resposta mais óbvia é , guerra ! E por seguir fielmente este preceito única e fielmente Falcão Negro em Perigo se perde no que poderia ser um bom filme. Geralmente para o espectador se interessar por um filme ele tem que se identificar ou ir se identificando com a história, com as personagens ou até com o estilo, o que não acontece neste caso.
Durante todo o tempo do filme o roteiro tenta nos identificar ou até aprensentar algumas figuras que nunca tem sucesso pois não tem ênfase e base em nada para o argumento. Apenas dando uma visão superficial dos participantes do massacre ele deixa-nos tão confusos quando o tiroteio entra em ação que é difícil torcer por alguém.
Quando a ação tem início que o filme pderia ficar interessante se apenas nós , os espectadores , nos identificássemos com alguém na tela o que como já explicitei não ocorre. Em sua fotografia , som e filmagem Falcão Negro não peca em nada deixando realmente um impressão de guerra e as vezes de um registro dentro do campo de batalha real. Mas quando começam a morrer os tão amados soldados da terra do Tio Sam que a ruína tem o seu tiro de misericórdia pois tenta nos passar a importância de um soldado para todo o grupo com o lema "Não deixaremos ninguém para trás". Mesmo retratando um acontecimento que foi um dos maiores fracassos americanos em combate o filme tenta nos passar uma ideologia que não cola.
E se não bastasse tudo isso , os tiros não param e você vai ficando cansado de tiro pra lá , tiro pra cá , vai um míssil , cai um elicóptero e mais um morre. Tedioso depois de meia hora de luta , onde somalianos parecem mais vindo de Planeta dos Macacos do que outra coisa. Ridley Scott que me perdoe mas filmes como esse só vem a prejudicar uma carreira que está indo bem. Abre teu olho Scott.