O Tesouro de Sierra Madre

Dobbs e Curtin se conheceram no México, onde fizeram um trabalho temporário juntos. Logo, um velho minerador os convence a investir em equipamentos para mineração, pois com sua experiência, eles poderiam ganhar muito dinheiro.

O Tesouro de Sierra Madre é um Western que retrata principalmente a ganância e o que as pessoas fazem para conseguir dinheiro. John “Huston, responsável por grandes adaptações” da literatura para as telas, retirou esse enredo do escritor B. Traven, preservando boa parte dos diálogos irônicos encontrados no livro desse autor.

John Huston insistiu em filmar quase Inteiramente em locações em um território mexicano, próximo a um vilarejo Isolado a mais de 200 quilômetros da capital. Sua intransigência rendeu bons frutos. O filme transpira a aridez da paisagem sem limite visíveis, numa opção de estética “naturalista” típico de grandes filmes de velho-oeste.

Dessa forma o filme narra à história de três andarilhos Norte-americanos (Dobbs, Curtin e Howard) que de forma, inesperada juntam-se com o objetivo de garimpar ouro nas montanhas de Sierra Madre.

Em meio ao desemprego e à falta de oportunidade, com diferentes vidas, os três se encontram e revolvem tentar a sorte juntos, não com o único objetivo de ficarem ricos, mas sim de terem uma vida mais digna (e, se possível, ganhar muito dinheiro). Howard (pai do diretor) é o mais experiente deles, já enriqueceu e empobreceu diversas vezes, e gostaria de tentar a sorte uma última vez na velhice, ainda que saiba que a busca pelo ouro é algo terrível e perigoso, pois pode atiçar as piores paixões do ser humano, como: egoísmo, competitividade, desconfiança mútua, traição…

Em muitas partes, o enredo remete a teoria dos jogos, em especial aquela relacionada a metáfora do dilema do prisioneiro:

Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para condená-los, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a seis meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva cinco anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?

Neste problema, como em outros muitos, supõe-se que cada jogador, de modo independente, quer aumentar ao máximo a sua própria vantagem sem lhe importar o resultado do outro jogador. Onde levar cada jogador a escolher trair o outro, mas curiosamente ambos os jogadores obteriam um resultado melhor se colaborassem. Infelizmente (para os prisioneiros), cada jogador é incentivado individualmente para defraudar o outro, mesmo após lhe ter prometido colaborar.

Dessa forma podemos levar o filme para uma perspectiva hobbesiana no qual o homem passa a ser o lobo do próprio homem. O reino da desconfiança está instaurado em todos os personagens conforme eles vão enriquecendo durante a expedição de Sierra Madre. O dilema consiste em saber se devem cooperar um com o outro sabendo que após a divisão do ouro qualquer um pode ser traído a qualquer momento. Em conjunto todos lucram, mas sozinho (caso um deles mate os outros dois) o lucro será bem maior e imediato.

Dentro de uma contextualização de um Estados Unidos pós-guerra, eminentemente urbano e industrial, o filme confirma a gradativa diminuição da visão otimista, no qual vai evidenciando o papel ambíguo do herói dentro dos westerns. Nesse aspecto, podemos observar certas neuroses dos personagens, que surgem com a crescente incompatibilidade com a civilização.

A determinação de Huston em filmar O tesouro de Sierra Madre rendeu bons frutos ao estúdio. O diretor ganhou duas estatuetas – de Melhor Direção e Melhor Roteiro – enquanto seu pai conquistou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Foi a única vez que uma equipe contendo pai e filho foi premiada nessa cerimônia.

Direção: John Huston

Elenco: original Humphrey, Bogart, Walter Huston, Tim Holt Bruce Bennett

Roteiro: B.Traven (romance), John Huston (roteiro)

Gênero: Aventura/Drama/Western

Baseado: no livro de B. Traven

Música : Buddy Kaye, Max Steiner

Origem: Estados Unidos

Duração: 126 minutos

Tipo: Longa-metragem

Ano: 1948