O Abominável Dr. Phibes
Direção: Robert Fuest.
Elenco: Vincent Price, Joseph Cotten, Peter Jeffrey, Virginia North.
Gênero: Horror.
Estrelado brilhantemente por Vincent Price, O Abominável Dr. Phibes é um clássico filme de horror, empolgante desde sua cena inicial até o magnífico desfecho.
O filme conta a história de Anton Phibes (Price) - um médico diabólico que sofreu um terrível acidente com sua esposa. Todos pensam que Phibes morreu, e este se torna enlouquecidamente furioso quando descobre que sua amada esposa Victoria faleceu na mesa de cirurgia, e jura vingar-se dos médicos "incapazes" que não salvaram sua amada.
Para colocar sua vingança sanguinária em prática, Phibes se baseia nas dez pragas egípcias da Bíblia, com a ajuda de sua linda ajudante Vulnavia (North).
No decorrer dos assassinatos realizados por Phibes, o Inspetor Trout (Jeffrey) suspeita do médico, mas tem dificuldades em resolver o caso, pois ninguém acredita que o doutor ainda esteja vivo. Porém, o Dr. Vesalius (Cotten) - chefe da equipe médica que cuidou de Victoria - acredita nas suposições de Trout, e o ajuda na busca pelo médico assassino.
O filme é simplesmente brilhante! As mortes baseadas nas pragas egípcias são de uma enorme criatividade, e de um horror profundo. O cenário, figurino e trilha sonora do filme são deslumbrantes. Eu, particularmente, achei fantástico o começo do filme, a orquestra de "bonecos" e o som do órgão tocado por Phibes.
O filme não perde tempo com diálogos inúteis, é objetivo, e é engenhosa a forma que o Dr. Phibes encontrou para se comunicar (pois teve um problema na fala, devido ao acidente). Também gostei muito das cenas em que Phibes conversa com sua amada Victoria.
Assim segue o filme, com mortes excepcionais, diálogos interessantes, e uma linda imagem. E o desfecho do filme é de tirar o fôlego.
Vincent Price dá um show de interpretação nesse que, provavelmente, é um de seus melhores filmes.