Breve resenha sobre o filme Escritores da Liberdade

Quando falamos em educação temos vários contextos a ser discutidos, várias informações abordadas e pontos de vistas a serem concluídos.

O filme Escritores da Liberdade aborda de forma bem clara a dificuldade educacional e as turbulências que ocorrem em várias escolas.

Tem-se como professora iniciante, recém-formada e cheia de empolgação a ingênua Professora Erin(Hilary Swank), que chega a sua nova escola com objetivo de ensinar literatura e língua inglesa alunos de 14 a 16 anos, aceitando o fato de ter que ser mestra de uma turma considerada muito turbulenta.

No seu primeiro dia de aula, Erin começa a entender que não serão flores seus momentos como professora. Torna-se muito obvio que a classe é formada por grupos que chegam a detestar-se, e que a tensão e a violência não tem hora nem lugar pra acontecer, e possivelmente a sala de aula não é um lugar que será poupado.

Depois de certo tempo procurando observar e compreender o que se passava com seus alunos Erin tem a brilhante idéia de fazer uma brincadeira simples com a classe, fazendo perguntas fáceis e elevando o nível conforme eles fossem se adaptando. A brincadeira torna-se um reconhecimento sobre eles, leva-a para perto de seus passados fazendo-a entender que pode ser difícil pra ela, mas que para eles talvez seja pior.

Com o passar do tempo a professora apega-se mais aos alunos, e eles a ela, tornando a convivência entre eles menos árdua e mais aproveitável. Ela entrega a todos eles cadernos em branco, para que eles pudessem “ter com quem conversar” sempre que quisessem. O objetivo de aproximar-se deles acaba dando a ela mais que simples linhas preenchidas, ela encontra dor, saudade, incompreensão, violência e guerras que nunca imaginava serem possíveis.

Com suas dinâmicas, inclusive a de levar seus alunos a um projeto sobre o Holocausto, Erin ganha confiança e forças para batalhar pelos seus objetivos, lidando também com o término de seu casamento e dificuldades pessoais.

Seu objetivo, que sempre mostrou-se tão claro é alcançado. Erin consegue que seus alunos sejam mais que simples adolescentes que pouco tem importância, consegue que seus nomes sejam fortes e suas vontades lançadas ao mundo.

Não apenas o papel do educador, mas também do amigo é muito bem formado no filme, as dificuldades e conquistas que ocorrem no decorrer do drama nos mostram que muitos ideais são apenas sonhos, podem ser realidade dependendo de nós mesmos.

Daiane Lopes.

..

Daiane Lopes
Enviado por Daiane Lopes em 24/06/2011
Código do texto: T3054809