Uma História Real (The Straight Story, 1999, David Lynch)

Uma História Real – David Lynch é conhecido por fazer filmes que fogem a razão, primeiramente. Filmes com sacadas, roteiros mirabolantes, estilos de filmar e trejeitos. Mas esse filme, acho que o único, é normal, linear, com um roteiro pé no chão.

Uma História Real (The Straigh Story) conta a façanha de um idoso, o Straigh no título original é o sobrenome dele, que atravessa um estado inteiro em viagem motorizado com um cortador de grama para ver o irmão. Este com quem tinha brigado e não falava há algum tempo (20 anos se não me engano).

O filme é muitas vezes contemplativo, mostrando paisagens e mostrando Straigh em seu cortador de grama apenas andando pelas estradas. A viagem ainda é mais complicada pois ele possui artrite nos quadris o que dificulta a sua locomoção. Como se não bastasse ele não enxerga muito bem.

Digamos que esse filme não vai agradar a muitas pessoas. O filme é parado como ele só. Acontecem algumas coisas às vezes, mas é lento e inteligente. Ele mostra aos poucos como o protagonista se redime de todas as suas escolhas no passado para rever o irmão.

O próprio personagem fala que essa viagem é sua por natureza e ele precisa termina-la sozinho. Como se buscasse nela uma razão, ou visse nela uma salvação.

E o final do filme, eu digo que é um dos melhores finais que vi em filmes nos últimos tempos. Com apenas algumas frases e uma expressão facial ele consegue nos passar sentimentos que outros diretores poderiam passar um filme inteiro e não conseguiriam. Se você gosta das doideras de Lynch prepare-se para ver um filme normal, tão normal que chega a ser doido.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 02/07/2005
Código do texto: T30401
Classificação de conteúdo: seguro